A Agência Transfusional do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires é uma unidade hemoterápica que tem como função, armazenar sangue e seus derivados. O setor também realiza exames imuno-hematológicos pré transfusionais, coleta amostra, recebe solicitações de transfusões; libera e transporta os produtos sanguíneos para as transfusões nos setores do Complexo Hospitalar, com assistência 24hs.

A equipe é composta por uma médica hematologista (responsável técnica pela Agência), uma supervisora de enfermagem, enfermeiros, técnicos de enfermagem e Biomédicos.

Especializado em Cardiologia e Neurologia, o Hospital Metropolitano realiza diariamente cirurgias de alta complexidade, sendo o sangue, essencial para realização dos procedimentos. Usa-se em média 20 hemocomponentes diariamente, que são: concentrados de hemácias, plaquetas e plasmas. A Agência realiza a reserva e controle dos hemocomponentes, para uso em cirurgias, e para os pacientes internos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Tendo em vista a necessidade de manter o estoque sempre cheio, a Agência Transfusional realiza campanhas em parceria com a equipe multidisciplinar da unidade de saúde, com o intuito de conscientizar futuros doadores sobre a importância da Doação de Sangue.