O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, com sede no município de Santa Rita, na Paraíba, é um hospital de alta complexidade em Cardiologia e Neurologia, adulto e pediátrica, e Endovascular. A unidade de saúde foi inaugurada em 4 de abril de 2018 e, desde 2021, é gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB SAÚDE), realizando um trabalho voltado para as linhas de cuidado e atenção à saúde da população, buscando otimizar sua capacidade instalada e obter elevado grau de resolutividade.

A instituição, oferta serviços de saúde de forma universal, igualitária e gratuita, sob a regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), seguindo os preceitos do Sistema Único de Saúde – SUS. O acesso à atenção hospitalar é realizado de forma regulada, correspondente ao Plano de Regulação do estado.

Em setembro de 2019, recebeu o certificado ‘AMIGO DO TRANSPLANTE’, honraria concedida pela Central de Transplantes da Paraíba, pelas ações desempenhadas no incentivo à doação de Órgãos. Em junho de 2020, a unidade hospitalar foi credenciada para realização do transplante cardíaco pelo Ministério da Saúde. Desde então, foi implantado na unidade o Ambulatório de Transplante, para atendimento a pacientes candidatos ao procedimento. Além do transplante em adultos, o Metropolitano tornou-se o 5º hospital público do país habilitado para fazer transplante de coração pediátrico. Em 26 de março de 2022, a unidade hospitalar realizou o primeiro transplante cardíaco 100% SUS pela Paraíba. O segundo transplante foi realizado em 18 de janeiro de 2023.

O Complexo possui capacidade de 226 leitos, incluindo os de UTI (adulto e pediátrico), Centro Cirúrgico com 11 salas de cirurgias, Ambulatório, além de um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), de multimodalidade, onde se realizam exames e também procedimentos terapêuticos minimamente invasivos.

Contando com um maquinário de altíssima tecnologia, o CDI do Hospital Metropolitano é pioneiro no estado em ofertar exames e procedimentos na rede pública, como por exemplo: Angiotomografia coronariana; Ressonância Magnética cardíaca; Ecocardiograma com Strain; entre outros.

Na área da Cardiologia procedimentos complexos são realizados diariamente, alguns como: Cirurgias de Revascularização do Miocárdio, Cirurgias das Válvulas do Coração, Cirurgia de Cardiopatia Congênita, Cirurgia Endovascular da Aorta, firmando o compromisso do Hospital Metropolitano em suprir uma lacuna que existia na assistência à saúde da população paraibana.

De igual modo, o setor de Neurologia da instituição, também supre e atende às necessidades da população, realizando tratamentos complexos e alguns deles, inéditos no Estado. Nos casos de Acidente Vascular Cerebral, a unidade realiza um método revolucionário, a Trombectomia, para tratamento de AVC Isquêmico. A Neurocirurgia do Hospital também destaca-se no tratamento oncológico, dispondo de cirurgias de Tumores Cerebrais.

Todo o corpo clínico que atua na unidade de saúde, nas especialidades cardiológica, neurológica e assistencial é altamente qualificado, com formação nos melhores centros do país e do exterior. E, para melhor atender a população, o prédio possui um heliponto com 40 metros quadrados e capacidade para receber todos os modelos de helicópteros comerciais, atendendo com frequência pacientes que são regulados de todas as regiões do estado e que chegam à unidade por meio do Resgate Aeromédico. Com uma infraestrutura robusta e moderna, a unidade de saúde desde a sua construção considerou o uso inteligente dos recursos naturais.