O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, com sede no município de Santa Rita, na Paraíba, é um hospital de alta complexidade em Cardiologia e Neurologia, adulto e pediátrica. A unidade de saúde realiza um trabalho voltado para as linhas de cuidado e atenção à saúde da população, buscando otimizar sua capacidade instalada e obter elevado grau de resolutividade na atenção às urgências e emergências.

A instituição, oferta serviços de saúde de forma universal, igualitária e gratuita, sob a regulação da SES-PB, seguindo os preceitos do Sistema Único de Saúde – SUS. O acesso à atenção hospitalar é realizado de forma regulada, correspondente ao Plano de Regulação estabelecido pela Secretaria de Saúde do Estado.

O Complexo possui capacidade de 226 leitos, deste os de UTI (adulto e pediátrico), 11 salas de cirurgias, Ambulatório, Centro Cirúrgico, além de um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), de multimodalidade, onde se realizam exames e também procedimentos terapêuticos minimamente invasivos.

Contando com um maquinário de altíssima tecnologia, o CDI do Hospital Metropolitano é pioneiro no estado em ofertar exames e procedimentos na rede pública, como por exemplo: Angiotomografia coronariana; Ressonância Magnética cardíaca; Ecocardiograma com Strain; TAVI (implante de valva aórtica por cateter), entre outros.

Na área da Cardiologia procedimentos complexos são realizados diariamente, alguns como: Cirurgias de Revascularização do Miocárdio, Cirurgias das Válvulas do Coração, Cirurgia de Cardiopatia Congênita, Cirurgia Endovascular da Aorta, firmando o compromisso do Hospital Metropolitano em suprir uma lacuna que existia na assistência à saúde da população paraibana.

De igual modo, o setor de Neurologia da instituição, também supre e atende às necessidades da população, realizando tratamentos complexos e alguns deles, inéditos no Estado. Nos casos de Acidente Vascular Cerebral, a unidade realiza um método revolucionário, a Trombectomia, para tratamento de AVC Isquêmico. A Neurocirurgia do Hospital também trata casos de Epilepsia, Parkinson com Implante de Eletrodo para estimulação cerebral, e destaca-se no tratamento oncológico, dispondo de cirurgias de Tumores Cerebrais.

Todo o corpo clínico que atua na unidade de saúde, nas especialidades cardiológica, neurológica e assistencial é altamente qualificado, com formação nos melhores centros do país e do exterior. E, para melhor atender a população, o prédio possui um heliponto com 40 metros quadrados e capacidade para receber todos os modelos de helicópteros comerciais. Com uma infraestrutura robusta e moderna, a unidade de saúde desde a sua construção considerou o uso inteligente dos recursos naturais.

O Hospital Metropolitano recebeu o certificado ‘AMIGO DO TRANSPLANTE’, honraria concedida pela Central de Transplantes da Paraíba, pelas ações desempenhadas no incentivo à doação de Órgãos. Com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado, atualmente, a unidade busca a habilitação junto ao Ministério da Saúde, para realização de transplantes cardíacos em adultos e crianças.