Atleta paralímpico prestigia evento em homenagem aos colaboradores PCDs do Hospital Metropolitano

em Campanhas

Na manhã desta sexta-feira (24), o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires realizou uma ação alusiva ao Setembro Verde – Mês da Luta da Pessoa Com Deficiência (PCD). Com o tema: “De um herói para outro herói”, o evento abordou a trajetória dos atletas paraibanos que competiram nas Paralímpiadas de Tóquio, realizadas entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro, deste ano. No momento da apresentação do perfil de Cícero Valdiran Nobre, o atleta adentrou no auditório da instituição, surpreendendo e emocionando a todos os presentes.

O medalhista paralímpico, que foi bronze no lançamento de dardo também emocionado, expressou a alegria em participar da ocasião. “É uma honra estar aqui hoje. Vim para dizer que valorizo o trabalho dos profissionais de saúde e o papel que cada um deles desempenha. Não há limitações quando o desejo em fazer o bem está presente. Eu acredito no potencial de cada um”, disse.

Cicero e Nathalia Almeida, sua esposa que também é atleta, contaram aos colaboradores sobre as suas deficiências – no caso de Cicero, um má formação congênita, e de Nathalia, consequencia de um acidente de trânsito; além das suas respectivas trajetórias no esporte, que inspirou a todos os presentes, entre as quais, a assistente social Marilurdes Miguel, cadeirante. “Estou extremamente emocionada, esse momento reavivou meu lado atleta. Eu já competi e fui campeã paraibana de Bocha em 2012. Entrei na faculdade e segui a carreira profissional como assistente social, mas pretendo agora retomar, conciliando o esporte. Agradeço a Cicero e a todos os atletas por ser exemplo para nós”, afirmou.

Já o colaborador Thiago Pereira, que é surdo e atua como técnico de T.I, agradeceu por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), pela oportunidade de vivenciar tal experiência. “Há pouco mais de um mês Cicero estava do outro lado do mundo nos representando, e agora está aqui conosco. Isso nos deixa emocionados e inspirados para fazer o melhor que pudermos, onde estivermos. Agradeço a ele e toda família Metropolitano que me acolheu e me ajuda no desempenho da minha função”, traduziu, Rosângela Lima, professora de Libras.

Na oportunidade os profissionais receberam medalhas, em menção às conquistas diárias vencidas por eles, explicou a chefe do Núcleo de RH, Erica Devilart. “Quando junto a Ascom e Educação Permanente pensamos no tema dessa ação de valorização aos nossos profissionais, consideramos representativo a entrega de medalhas, ainda mais, após Cicero confirmar a disponibilidade para estar presente. Eles são nossos heróis e campeões, nos orgulhamos de

todos”, comentou.

Foi destacado na fala de abertura do evento, pelo diretor de Ensino, Pesquisa e Inovação, Mario Toscano, o papel desempenhado pela unidade de saúde para contribuição da inclusão. “Já oportunizamos cerca de 90 colaboradores no aprendizado de Libras, através da formação de três turmas ao longo desses anos. Desde do concebimento do complexo hospitalar foi projetado e entregue um ambiente acessível a todos, e estamos motivados a continuar nos dedicando para a garantia de ir e vir dos nossos usuários e funcionários”, pontuou.

O evento foi encerrado com a apresentação de um música por meio da Língua Brasileira de Sinais, com três integrantes do Coral de Libras HM: Rosângela Lima, professora e assistente social; Mayara Dantas, assessora de comunicação e aluna da 1ª turma de Libras, e Renata Gomes, coordenadora da Terapia Ocupacional e Integrante da 3ª turma de Libras.