Covid-19: Hospital Metropolitano realiza teste rápido nos colaboradores

 em Covid-19

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, realizou na última sexta-feira (15), 234 testes rápidos nos colaboradores visando detectar a presença do coronavírus, destes, apenas quatro testaram positivo. O exame contemplou os profissionais das áreas administrativas, manutenção e assistencial, compreendendo que todos integram o grupo de risco, por estarem mais expostos à transmissão do coronavírus (COVID-19).

De acordo com o diretor assistencial, Gilberto Teodosio, o objetivo é sobretudo a prevenção. “Consideramos importante agilizar o diagnóstico dos nossos profissionais, para que ao detectar a presença do vírus possamos afastá-los durante o período de sintomas, evitando a contaminação de pacientes e outros colaboradores, além do mais, isso nos permiti um monitoramento do quadro de cada um, e nos auxilia para evitar o agravamento da doença”, afirmou.

A enfermeira do Centro de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), do Metropolitano, Adellucia dos Santos, explicou a cerca do exame. “Basicamente, esse tipo de exame aponta se a pessoa teve ou não contato com o vírus. Quando uma pessoa entra em contato com o vírus, o organismo inicia a produção de anticorpos como um mecanismo de defesa. No entanto, é preciso aguardar alguns dias até que a quantidade desses anticorpos seja detectável no teste”, declarou.

A cerca dos resultados obtidos na testagem, o diretor acrescentou, “Essa ação é muito relevante. Dos testes realizados, apenas quatro foram positivos. De imediato afastamos esses colaboradores para prosseguirem com o tratamento em casa, e assim buscamos minimizar as formas de contágio dentro da nossa instituição” concluiu.

Sobre o teste rápido: O teste rápido da COVID-19, feito por meio da coleta de uma gota de sangue, é capaz de detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são produzidos pelas células de defesa pelo corpo humano contra o SARS-CoV-2 após o contato com vírus, O resultado fica disponível no intervalo de 15 a 30 minutos após a realização.

Postagens Recomendadas