Dia Mundial de Prevenção ao AVC: Hospital Metropolitano promove ação na orla da capital

 em Campanhas

29 de outubro é o dia Mundial de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), para ressaltar a relevância da data, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, referência na Paraíba no tratamento das doenças neurológicas, inclusive o AVC, promoveu uma ação na orla da capital, para conscientizar a população sobre os cuidados e atitudes necessárias para a prevenção da doença.

Cerca de 500 pessoas que transitavam e praticavam atividade física puderam ser beneficiadas com os serviços prestados. Dentre as quais, Dona Aneuza Vieira, aposentada, 63 anos, que elogiou a iniciativa. “Eu retomei agora minha caminhada três vezes na semana, para me cuidar, me surpreendi com vocês aqui, e nem sabia que hoje era o dia mundial do AVC, foi uma surpresa boa, isso é muito importante para a gente. Meu esposo já teve um AVC e de lá pra cá, nós redobramos os cuidados com a nossa saúde”, afirmou a idosa.

Segundo o coordenador da Neurocirurgia do Hospital Metropolitano, George Mendes, no Brasil, além de ser a segunda principal causa de morte o AVC também é considerado, a principal causa de incapacidade. “Esse é um dado alarmante, e que pode acometer os indivíduos independentemente da idade ou sexo. Uma pessoa que sofre um derrame tem até seis horas para utilizar o medicamento específico (trombolítico) para reduzir ou evitar as sequelas permanentes. Por isso, hoje viemos para conversar com a população em geral sobre o controle dos fatores de riscos e principalmente as atitudes para prevenir o AVC”, pontuou o neurocirurgião.

Já a neurologista, Daiane Pereira, destacou alguns fatores de risco para o AVC. “hipertensão arterial, obesidade, diabetes, colesterol alto, inatividade física, sedentarismo, alimentação inadequada, estresse, depressão, fumo e consumo excessivo de álcool. Manter essas doenças controladas e ter hábitos saudáveis são duas medidas que salvam vidas. A prevenção é a maior aliada na luta contra o AVC” concluiu.

Entre os serviços ofertados, estava a aferição de temperatura e de pressão arterial, promovidos pela equipe de Enfermagem; Atividades de aeróbica, com os fisioterapeutas da instituição; Orientações médicas e tira-dúvidas com os neurologistas presentes; Distribuição de fôlder e salada de frutas, pelos integrantes da Nutrição, Terapia Ocupacional e Grupo de Humanização, além da entrega de água mineral, doada pela Cagepa.

O diretor-geral do Metropolitano, Antônio Pedrosa, frisou a relevância da iniciativa. “Atuamos diariamente na assistência às pessoas que sofrem o AVC, mas temos ciência que sobretudo, em nosso papel, está a responsabilidade em ajudar as pessoas na prevenção desta e outras doenças. Por isso tomamos essa iniciativa de sair do Hospital Metropolitano e vir direto a população trazer informação sobre a importância de um estilo de vida saudável como forma de prevenção contra as doenças cardiovasculares.”, concluiu.

Postagens Recomendadas