O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) do Hospital Metropolitano Dom José Maria tem por função planejar, organizar e fornecer apoio às ações e atividades de Educação Permanente em Saúde – EPS, desenvolvendo suas atividades nos eixos: Educação em Serviço e Educação em Saúde. Na busca por subsidiar a construção do processo de trabalho, através do desenvolvimento de um novo modo de pensar-fazer crítico-reflexivo, comprometido com a busca constante do crescimento pessoal e profissional dos trabalhadores.

Residências

Além de ser um hospital de alta complexidade para prestar serviços de assistência de saúde à população paraibana, o Hospital Metropolitano também atua como um hospital escola, com a formação de residentes. Ao longo do ano, o hospital recebe profissionais para estágios e capacitações diárias, de forma a promover a integração e contribuição dos estudantes tanto na assistência aos pacientes quanto em termos de pesquisa.

As residências multiprofissionais na saúde existem desde 1975 e tiveram sua regulamentação em 2005, com a Lei nº 11.129. Elas são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e surgem a partir das necessidades e realidades locais, regionais e estaduais. Elas abrangem as seguintes profissões da área da saúde: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional (Resolução CNS nº 287/1998).

Laboratório de Simulação Realística

Inaugurado em 21 de julho de 2022, o Laboratório de Simulação Realística do Hospital Metropolitano tem o objetivo de treinar para melhor eficiência no alto atendimento aos pacientes. O laboratório dispõe de uma ampla sala com leitos, monitores, equipamentos e acessórios médicos e hospitalares, além de manequins responsivos para estudo das variadas técnicas e procedimentos de atendimento à saúde.

O espaço é dedicado não apenas aos funcionários do Hospital Metropolitano, mas a todos os funcionários da Fundação PB SAÚDE, atuando com atividades de capacitação profissional para o melhor atendimento aos pacientes. Todos os cursos realizados no Laboratório visam a padronização de procedimentos e utilização de protocolos e consensos internacionais. A meta é atualizar os profissionais de modo a uniformizar a linguagem entre as pessoas que atuam em áreas diferentes, buscando a cooperação por interdisciplinaridade.