Humanização

A humanização é um valor diferencial quando se trata da promoção da saúde, sendo esta uma das nossas missões de trabalho. Para tornar o período de internação mais ameno, buscamos propiciar aos pacientes e familiares um atendimento baseado na Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, desde o momento da admissão até a alta hospitalar, todas as etapas da assistência prezam pelo respeito às necessidades individuais, segurança e qualidade de vida. Essa importante característica pode ser observada nas mais diversas ações desenvolvidas em nossa unidade de saúde.

Destacamos os Projetos:

* Novos Ares – Tem como objetivo a prática de exercícios fisioterapêuticos com os pacientes em ambiente externo, fora do leito de internação. A atividade é voltada para os internos na UTI, utilizando a cinesioterapia. O propósito da atividade é propiciar aos assistidos bem-estar físico e psicológico.

* Arteterapia – Oportuniza o autoconhecimento dos assistidos e o enfrentamento da dor com mais serenidade, auxiliando a diminuir os níveis de tensão, estresse emocional e físico, tristeza, angústia e ansiedade, promovendo a estabilidade de doenças crônicas.

* Luau Entoando o Amor – Destinado a pacientes e acompanhantes, o projeto consiste em propiciar aos assistidos uma mudança na rotina hospitalar. Por meio de música, cenário decorado com características de luau, entre outros elementos, os participantes são convidados a entrar no clima e desfrutar de um momento de lazer e descontração.

* “Bate Coração”– Colaboradores da unidade de saúde desenvolveram um projeto de musicoterapia, intitulado por “Bate Coração”. Os profissionais percorrem os corredores do hospital, cantado e tocando instrumentos musicais, com a proposta de levar alegria para os internos, oferecendo a estes, um atendimento cada vez mais humanizado. A ação acontece uma vez por mês e segue o calendário de atividades de Humanização da unidade de saúde.

* Libras – Com o propósito de garantir aos assistidos surdos, um atendimento humanizado, foi implantando na unidade de saúde, a capacitação na Língua de Sinais. As turmas são compostas pelos colaboradores das mais diversas áreas que compõe a instituição, para que estes, ofereçam aos pacientes e acompanhantes o direito de se comunicar e ser compreendido segundo a sua língua.