Hospital Metropolitano apresenta case de sucesso no enfrentamento a Covid-19 para todo o Brasil

 em covid-19, Hospital Solidário, Humanização, Humanização Hospitalar, Notícias

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, participou na tarde desta segunda-feira (06), de uma sessão virtual organizada pelo Laboratório de Implementação do Conhecimento em Saúde. Uma iniciativa do Hospital do Coração de São Paulo (HCor-SP) e Ministério da Saúde a partir do convênio PROAD-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), com a representação de diversos hospitais do Brasil. Na reunião online, os representantes da instituição de saúde apresentaram o plano estratégico e as atuações no combate a Covid-19, realizados no Hospital Solidário, unidade de campanha erguida no estacionamento do Hospital Metropolitano para atender casos exclusivos do Coronavírus.

Na ocasião, o diretor assistencial do complexo hospitalar, Gilberto Teodozio, relatou a experiência na implementação do hospital referência na Paraíba no enfrentamento a Covid-19, e pontuou a relevância da iniciativa. “Ficamos honrados com o convite do HCor. Essa experiência, é muito importante para nós, porque é um momento de compartilharmos os desafios vivenciados na implementação desse Hospital para todo Brasil. Representar o Estado em um encontro como este, em que revela que na Paraíba temos processos e trabalhos exemplos para outras instituições do país, é gratificante”, afirmou.

As representantes do Hospital do Coração de São Paulo e responsáveis pelo projeto, elogiaram a apresentação realizada pelo diretor assistencial e pelo gerente multidisciplinar, Bruno Brito. “A equipe do Hospital Metropolitano, em Santa Rita-Paraíba, está de parabéns. Demonstraram maturidade quando se anteciparam e planejaram com muito zelo todas as mudanças que seriam necessárias durante a crise. Destaco às simulações realizadas e apresentadas referentes aos treinamentos dos profissionais em relação aos novos fluxos. Tudo isso reflete o trabalho exemplar da alta liderança junto aos colaboradores do hospital para melhor apoiá-los. Estamos admirados com o que nos foi apresentado hoje”, declarou Gizelda Monteiro, gerente LICS.

Já, Mayla Kato, especialista de projetos do Hcor e Dra. Andrea Gushken, consultora de projetos, destacaram as ações desenvolvidas pela equipe multidisciplinar. “Parabenizamos a toda a equipe pelo trabalho desenvolvido para o enfrentamento da COVID-19 no estado da Paraíba. Demonstraram o foco no cuidado centrado no paciente e apresentaram soluções práticas e inovadoras que, com certeza, impactaram no desfecho clínico dos pacientes/familiares atendidos. Como também, se comprometeram e priorizaram a manutenção da saúde e a segurança dos colaboradores. Realmente admirável todo este trabalho”, concluíram.

O encontro com duração de 1h, integrou os hospitais que fazem parte do Projeto de Desenvolvimento Gerencial (PDG) e as UPAs de todo país, nas quais o HCor realiza a gestão na área Covid. Somente na Paraíba, desde outubro de 2018, 12 unidades da Rede Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) participam do Projeto de Desenvolvimento Gerencial pelo HCor, um programa de abrangência nacional que visa favorecer a introdução de mudanças no enfrentamento dos problemas decorrentes da superlotação ou assuntos relacionados ao tema. 

Postagens Recentes