Hospital Metropolitano inaugura Espaço de Acolhimento Profissional

em Humanização

Com a rotina alterada, horas de trabalho dedicadas ao cuidado dos pacientes e combate à pandemia, os profissionais de saúde do Hospital Metropolitano têm à disposição um espaço que permite momentos de descanso e relaxamento. O local recebeu ambientização das equipes de Humanização e Terapia Ocupacional. Além da oferta de Apoio Psicológico, por meio da escuta qualificada realizada pelos psicólogos, e atividades de cinesioterapia laboral, sob a orientação dos fisioterapeutas da instituição.

No ambiente as atividades laborais realizadas com os colaboradores, visam diminuir o sedentarismo e promover a saúde do trabalhador, segundo os coordenadores da Fisioterapia, Laryssa Marcela e Jean Gonçalves. “Os exercícios realizados pelos fisioterapeutas atuam na flexibilização e mobilização das articulações dos músculos, melhorando a postura, reduzindo a fadiga muscular e proporcionando um bem-estar. Nesses momentos de relaxamento buscamos aliviar as tensões e o estresse, fazendo com que os profissionais retornem às suas atividades revigorados e com um novo ânimo”, afirmaram.

Além dos cuidados com a saúde física, a direção geral da instituição, implantou por meio da equipe de Psicologia, o serviço de apoio psicológico, como explicou o diretor geral, Antônio Pedrosa. “Considerando o contexto no qual o nível de sofrimento psíquico é especialmente elevado em razão da pandemia e suas consequências, nos preocupamos também com a saúde mental dos nossos trabalhadores. Por isso, passamos a dispor da presença do psicólogo nos intervalos das refeições, e também de atendimento psicológico on-line”, pontuou.

Ressaltando e valorizando as conquistas dos profissionais que atuam nas áreas Covid, por meio dos pacientes recuperados, as equipes de Humanização e Terapia Ocupacional, produziram a representação de uma árvore com fotos das altas concedidas. “O sentido da construção da árvore é o cuidado voltado para o paciente. Esses registros revelam os frutos da determinação das equipes e dos próprios pacientes na luta contra o vírus. Cada um, com sua história de vida que perpassaram e deixaram recordações”, declarou, coordenadora da Terapia Ocupacional e vice-coordenadora da Comissão de Humanização, Renata Gomes. O ambiente conta ainda com quadros produzidos pelas terapeutas ocupacionais, Wendy Chrystyan e Thais Alves, com mensagens de otimismo e motivação.

Na ocasião de entrega do novo espaço os beneficiados desse trabalho expressaram seus sentimentos. “Como é bom ser cuidado também! Quando entrei nessa sala senti-me acolhida, e mais, vi empatia por partes daqueles que prepararam esse ambiente. Só tenho a agradecer”, disse, enfermeira Naiara Mona da UTI Covid. “Agradeço o carinho e respeito que tiveram conosco. Certeza de que vamos desfrutar desse espaço em nossos plantões. São gestos que fazem a diferença”, completou a fisioterapeuta, Polyana Borges.