Hospital Metropolitano realiza ação sobre a importância da higienização das mãos para a prevenção de doenças

 em Educação em Saúde

Uma caixa com luz ultravioleta permitiu que os profissionais de saúde do Hospital Dom José Maria Pires verificassem se a higienização das mãos havia sido realizada da maneira correta. A iniciativa foi da equipe de Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), em alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado em 5 de maio. Entre as atividades houveram ações de ‘Tira-dúvidas’, ‘Os 5 momentos de Higienização das Mãos’, além de um painel para fotos.

De acordo com a infectologista, Dra. Marcela Santos, a ação tem como propósito a conscientização para a prevenção. “A higienização das mãos é uma medida primordial na prevenção de doenças. Estamos utilizando a técnica da câmera escura, na qual a luz em contato com o produto (protetor solar), mostra regiões mais claras das mãos, essas por sua vez indicam que não houve a correta higienização. Isso acontece no nosso dia a dia, nós pensamos que a nossa técnica está certa, mas quando vamos fazer realmente uma caixa escura, a gente observa que algumas áreas precisam ser melhor higienizadas. E, é aí onde vai correr o perigo de transmissão de doenças. Essa ação visa sobretudo ensinar na prática a maneira correta para os profissionais”, esclareceu a médica.

“Hoje mais do que nunca é um momento em que se fala sobre a higienização das mãos, devido a relevância na prevenção ao Coronavírus. Dessa forma lúdica, com painel, brindes e dinâmicas, buscamos atingir todas as nossas equipes para comprar essa causa que é tão importante e salva vidas”, expressou Adellucia dos Santos, coordenadora do SCIH.

Para quem participou das atividades o momento foi de extrema importância para criação de uma cultura imprescindível na prevenção de doenças, conforme destacou Eliane Albuquerque, recepcionista da unidade hospitalar. “Já é comprovado pela ciência, que as nossas mãos são veiculadoras de microrganismos e podemos transmitir infecções; e além de corrermos o risco de levar esses microorganismos para nossa casa e nossos familiares, por isso parabenizo a equipe que hoje realizou essa atividade tão necessária conosco” disse.

Além do painel, atividades setoriais serão realizadas pela equipe da SCIH, a fim de oportunizar os profissionais dos demais setores, ao longo da semana, assim como ocorrerão também com pacientes e acompanhantes.

Dia Mundial de Higienização das Mãos – Dia 5 de maio é celebrado em todo o mundo o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Ações são promovidas para conscientizar os profissionais de saúde, o governo e os administradores hospitalares sobre a importância da higienização das mãos, bem como sociedade no geral. O hábito previne e reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.

Postagens Recomendadas