Hospital Metropolitano realiza atividades alusivas ao Novembro Azul com Inclusão

 em Campanhas

Combater o preconceito pode salvar sua vida. Este, foi o lema adotado para nortear as atividades alusivas ao Novembro Azul, que transcorreu na última, terça-feira (26), no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires. As ações objetivam incentivar no homem a cultura do autocuidado, e alertar sobre a prevenção ao câncer de próstata. Na abertura das atividades, o coral em Libras, composto pela equipe de Humanização do hospital, apresentou uma canção alusiva ao tema, e todo o evento foi interpretado para Língua Brasileira de Sinais, oportunizando aos surdos presentes.

Arleide Medeiros, médica e facilitadora, discorreu em oficina, no auditório 1, da unidade, a importância do cuidado da saúde como um todo, e principalmente da prevenção ao câncer de próstata. “Buscamos abordar de forma leve e interativa os mitos e verdades, para desmistificar a saúde do homem. É fundamental que eles criem uma consciência da relevância da prevenção e do autocuidado, ainda mais quando se trata do segundo tipo de tumor que mais os afeta. Porém, se descoberto logo no início as chances de cura aumentam em 90%. Por isso, prevenção é fundamental”, pontuou.

Para o participante, Thiago Andrade, representante da comunidade surda, a ação agregou mais conhecimento e o ajudou a desfazer alguns mitos sobre o assunto. “Aprendemos na oficina, que muitas atitudes são frutos de tradições culturais. Ficou mais compreensivo o porquê, de nós homens, não irmos ao médico com frequência. Ficou claro que a cultura do ‘homem não chora’, mostra que não poderíamos assumir nossas fragilidades. E, ainda existe muito preconceito sobre o assunto, por isso, a importância de atividades como essas, que ampliam o debate, e trazem informação para nós. Parabenizo o hospital por tal atitude”, disse em libras, interpretado pela assistente social, Rosângela Lima.

De acordo com a coordenadora da Educação Permanente, Mariana Gonsalves, realizar eventos com temáticas alusivas à saúde é de extrema importância para a população e tem sido uma prática contínua do hospital. “A exemplo do que fizemos no Outubro Rosa, quando chamamos atenção das mulheres sobre os cuidados, também projetamos ações com o direcionamento para a conscientização da importância dos homens, observarem sua saúde como um todo, com ênfase para eles realizarem o exame de próstata”, destacou.

A programação inclui diversas atividades até próxima sexta-feira (29), e contará com rodas de conversas com os pacientes do ambulatório, atividades lúdicas para os acompanhantes, oficinas para os colaboradores e público em geral. Todas essas, visando consciencializar sobre a importância dos exames preventivos no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

 

Perfil – O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, localizado em Santa Rita, é a primeira unidade de saúde pública especializada em neurologia e cardiologia da Paraíba. Tem a capacidade de 226 leitos, sendo 60 de UTI, 11 salas de cirurgia e um moderno centro de diagnóstico por imagem. Os pacientes atendidos na instituição são regulados via Secretarias Municipais, em sintonia com o sistema de regulação do Estado.

Postagens Recomendadas