Hospital Metropolitano reforça ações alusivas ao Setembro Amarelo

 em Humanização Hospitalar

Com um trabalho voltado à saúde emocional e mental, a equipe de Psicologia do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires desenvolve continuamente na unidade de saúde acolhimento e suporte psíquico aos pacientes, familiares e colaboradores. Visando a reflexão sobre a temática alusiva ao ‘Setembro Amarelo’, mês da Campanha de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida, tal prática vem sendo reforçada.

Na manhã desta sexta-feira (10), dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, ocorreu a abertura das atividades, com abordagens aos colaboradores das áreas assistenciais e administrativas, ofertando serviços de esculta qualificada e realizando a distribuíção de um calendário com dicas de cuidado com a saúde mental. “Esse calendário que entregamos aos colaboradores já faz parte das nossas abordagens. Nele está contido, de acordo com o dia da semana, uma indicação prática de autocuidado, como por exemplo: Segunda-feira: Cuide do seu corpo; Terça-feira: Sinta sua respiração; Quarta-feira: Doe objetos que não usa mais; entre outros. É uma espécie de desafio semanal e dedicação diária de tempo, a si mesmo”, declarou Graça Coelho, psicóloga.

Além desta ação, no período da tarde, com o retorno das visitas presenciais, foi realizado um momento de orientação sobre os cuidados com a saúde mental e a busca, quando necessária, por ajuda psicológica, com os visitantes e familiares, entre as quais, Virginia Santos, que está com a tia interna na UTI Coronária. “Essa é a segunda vez que venho ao hospital. Na primeira precisei de apoio e fui muito bem acolhida pelos psicólogos. Ver essa abordagem hoje, reforçou minha admiração pelo trabalho, porque tudo isso é muito necessário”, expressou a visitante.

De acordo com a coordenadora da Psicologia, Vaneide Delmiro, ao longo do mês será posto em prática uma programação voltada ao tema da campanha.

“Programamos outras ações, e todas elas contarão com abordagens presenciais e oferta de apoio psicológico, aos que desejarem. Na próxima semana realizaremos o ‘Psi Stop”, abraçando o tema nacional do setembro amarelo deste ano: Agir Salvar vidas!; além da distribuição contínua do símbolo da campanha, o laço amarelo”, frisou a profissional.

Nas dependências da instituição, estão dispostos cartazes com mensagens de apoio e oferta a serviços psicológicos, também foi confeccionado pela equipe, um laço com balões amarelos. Na recepção principal o destaque da campanha também pode ser visto nas luminárias, sinalizando a cor de referência ao tema. E no site, é possível fazer o download do calendário com dicas de cuidados com a saúde mental: https://www.hospitalmetropolitano.pb.gov.br/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Postagens Recentes