Hospital Metropolitano sensibiliza público masculino com ações alusivas ao “Novembro Azul”

 em Campanhas

Com o tema: “Homem que se cuida tem atitude!” O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires vem realizando desde o início do mês diversas ações e abordagens com usuários, pacientes, visitantes e colaboradores, a fim de sensibilizar a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Na manhã desta quarta-feira (24), foi ministrada a palestra “Saúde do Homem”, no auditório da instituição, que alertou para a importância de ter hábitos saudáveis, visitar regularmente o médico, e estar atento aos principais sinais e sintomas da doença, conforme pontuou a médica, Arleide Medeiros. “Dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina, são sinais de que é preciso consultar um médico. A nossa mensagem principal é a prevenção, e, também, o alerta de que não se pode ignorar qualquer anormalidade do organismo, é importantíssimo buscar ajuda”, frisou.

Para o colaborador do setor de Tecnologia da Informação, Pedro Glauco Cavalcante, aprender sobre as boas medidas de prevenção e controle de alguns fatores de risco é de suma relevância para a saúde no geral. “A gente sente como se nunca tive tempo para olhar para si, mas esquecemos que com o passar do tempo isso pode nos custar caro, por isso, como foi falado na palestra, temos que buscar manter uma rotina saudável, com uma alimentação equilibrada e praticando alguma atividade física, além de fazer exames”, discorreu o coordenador de Software.

Nas abordagens diárias realizadas com os familiares e visitantes das Internações e UTIs, assim como, os usuários dos serviços Ambulatorial e CDI, foram distribuídos folders informativos e laços na cor azul. Entre os beneficiados está Anderson Gomes, 55 anos, que afirmou, que as orientações repassadas o motivou a cuidar mais da própria saúde. “Gostei muito do alerta, pois tem coisas que eu não sabia, mas que fiquei sabendo hoje. Vou passar a me preocupar mais com a minha saúde, pois tem casos de pessoas que não conseguem se curar de algumas doenças, porquê deixam para procurar o médico quando já é tarde demais” , expressou.

A cerca das ações de educação em Saúde, o diretor de Ensino, Pesquisa e Inovação, Mario Toscano, reforçou ser uma prática constante das equipes da instituição. “É uma atividade muito válida, pois muitos desconhecem a importância desses cuidados. É um trabalho de sensibilização e de conscientização feito no intuito de alertar para a necessidade de cuidar da saúde; e para caso alguém esteja apresentando algum sintoma saiba como e onde procurar ajuda. Nossa missão também é levar informações e orientações aos usuários”, destacou.

De acordo com o diretor geral do Hospital Metropolitano, Antônio Pedrosa, a realização das atividades em alusão à Campanha, seguem até a próxima terça-feira (30). “Continuaremos realizando as abordagens diárias com os pacientes e usuários. Já para os colaboradores, realizaremos nos próximos dias um PtiStop na troca de plantão noturno, visando oportunizar a todos com o acesso as medidas de prevenção e cuidados com a saúde”, pontuou.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é a segunda causa de morte entre os homens com câncer e atinge 13% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. O principal fator de risco é a idade e sua incidência aumenta significativamente a partir dos 50 anos. Outros fatores de riscos conhecidos são o histórico familiar e fatores genéticos hereditários. O órgão alerta ainda que o diagnóstico precoce possibilita melhores resultados no tratamento.

Para a prevenção do Câncer, recomenda-se: Não fumar; Manter uma alimentação saudável e equilibrada; Manter um peso saudável; Identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol; Praticar atividades físicas regularmente.

Postagens Recomendadas