Pioneirismo: Hospital Metropolitano recebe credenciamento do Ministério da Saúde para Habilitação ao Transplante Cardíaco

 em Inovação

Pela primeira vez na história da Saúde da Paraíba, uma instituição pública realizará transplante cardíaco. A habilitação foi concedida ao Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, publicada no último dia 2, por meio da PORTARIA Nº 490, que concede autorização a instituição e equipe de saúde designada, para retirada e transplante de órgãos.

O processo de habilitação passou por várias etapas, como pontuou o diretor-geral, Antônio Pedrosa. “O Metropolitano cumpriu com êxito todas as etapas estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS) para este credenciamento. Primeiro enviamos toda documentação exigida e listada pelo órgãos, na qual fomos aprovado. Em seguida, passamos pela etapa da vistoria, com a visita técnica do representante da Câmara Técnica do Sistema Nacional de Transplante. E, sendo esta também favorável, podemos celebrar esse marco para história da Saúde na Paraíba. Estamos felizes e esperançosos com essa conquista”, declarou o diretor-geral, nomeado pelo MS como responsável técnico e cirurgião cardiovascular.

Já o coordenador do setor de transplante do Metropolitano, Dr. Otávio Braga, pontuou a relevância da habilitação. “Este credenciamento do transplante cardíaco no Metropolitano traz mais um arsenal terapêutico ao hospital. Com isso, a unidade, que já é referência do estado para o tratamento de alta complexidade em cardiologia e cirurgias cardiovasculares, passará a realizar também transplante de coração”. Afirmou o cirurgião cardiovascular. “Essa é uma grande conquista para toda equipe e principalmente para os paraibanos”, acrescentou.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, a habilitação torna a Paraíba um estado cada vez mais transplantador. “Há 10 anos o estado da Paraíba já realizava transplante cardíaco, contudo parou, retomando no ano passado, sendo realizados com custeio do SUS, mas em instituições privadas. Então, vimos a necessidade de trazer o transplante cardíaco para uma instituição pública, e o Hospital Metropolitano preenche todos os requisitos técnicos para atender tal demanda, seja do ponto de vista operacional e de instalações físicas, bem como profissional, com alta qualificação e experiência”, concluiu.

Os candidatos ao transplante cardíaco receberão assistência na unidade de forma regulada por meio do Sistema de Regulação do Estado. O Hospital Metropolitano implantou em Março deste ano uma Unidade de Transplante, que dispõe de especialistas na área da cardiologia, para realizar consultas ambulatoriais, visando conhecer o perfil de cada paciente. Serviços e assistência qualificada que beneficiam os usuários que utilizam o Sistema Único de Saúde na Paraíba.

Postagens Recomendadas