Profissionais da rede hospitalar estadual recebem capacitação de ventilação não invasiva

em Educação em Saúde

Com o intuito de unificar a atuação técnica e profissional no manuseio de máscaras de Ventilação Não Invasiva (VNI) entre os colaboradores das instituições de saúde da rede estadual, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) junto a Escola de Saúde Pública da Paraíba e implantaram o curso de Protocolo de VNI. As aulas são orientadas pela Equipe de Fisioterapia do Hospital Dom José Maria Pires e iniciaram no último dia 6, de forma síncrona, em um espaço virtual, oportunizando mais de 120 profissionais de saúde.

De acordo com o responsável pela implementação do Protocolo, Bruno Brito, gerente Multidisciplinar e de Qualidade do Hospital Metropolitano, a ventilação não invasiva é uma técnica que é utilizada para minimizar o risco do paciente ser intubado, e desse modo, de grande valia para o tratamento da Covid-19. “Quando recebemos a doação das máscaras em nossa instituição, buscamos utilizá-las de forma segura em nossos pacientes, e desenvolvemos o primeiro protocolo, para o manuseio dela, a partir de então, fomos convidados pela SES-PB para implantação desse protocolo em toda rede estadual de saúde, isso vai desde a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) até os hospitais de referência no tratamento da Covid-19”, explicou.

Já ocorreram três encontros e, para o fisioterapeuta, James Leonan, da UPA Cajazeiras, as aulas têm sido de grande relevância. “O conteúdo abordado tem sido muito completo. Passamos a entender desde anatomia e fisiologia do que é a Covid-19, até a apresentação da máscara e do Protocolo. Estou certo de que os nossos pacientes ganharão com tudo isso” disse. “Quero agradecer a toda equipe envolvida, e dizer que nós do Hospital e Maternidade Santa Filomena, em Monteiro, estamos ansiosos pelas aulas práticas”, completou Ana Karina Soares, Fisioterapeuta e coordenadora da equipe Multiprofissional do Hospital de Monteiro.

O curso contará com atividades in loco para treinamento sobre o manuseio correto da interface. “Temos ciência de que os fisioterapeutas já sabem utilizar a ventilação não invasiva, o nosso objetivo é padronizar o Protocolo, por isso consideramos relevante os treinamentos presenciais, nos locais de atuação de cada um deles, para que adaptem à sua realidade, descobrindo na prática a montagem correta da máscara, formas de colocar e retirar do paciente e do ventilador mecânico, além de simulações de vazamentos específicos e como solucioná-los” pontuou Felipe Proenço, diretor da Escola de Saúde Pública.

“Ficamos orgulhosos em participar desse grande projeto, o Hospital Metropolitano assumiu a responsabilidade de treinar o Estado e de padronizar a assistência. O objetivo dessa padronização, é minimizar as diferenças entre cada grupo e que a gente tenha a mesma qualidade da ponta, de onde esse paciente sai até as unidades de alta complexidade”, pontuou o diretor do Hospital Metropolitano, Antônio Pedrosa.

As instituições participantes do projeto são o Hospital Clementino Fraga, Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho, Hospital e Maternidade Frei Damião, estes no município de João Pessoa. Já em Santa Rita está o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires e a UPA 24H. Também participam o Hospital Geral de Mamanguape, Hospital da Criança de Campina Grande. E, os Hospitais Distritais: Itaporanga, Francisco Bento Cabral e José Gomes da Silva. Hospital e Maternidade Regional Santa Filomena e Maternidade Sinhá Carneiro. O Hospital Regional de Guarabira, Regional de Itabaiana, Regional de Sousa, Regional Dr. Américo Maia de Vasconcelos e Regional Sebastião Rodrigues de Melo. Além do Lacen PB, Secretaria de Saúde da Paraíba e UPA – Cajazeiras.