Profissionais do Hospital Metropolitano embarcam para São Paulo para capacitação multiprofissional em cirurgia cardíaca pediátrica

 em Educação em Saúde

Colaboradores da equipe multiprofissional do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, embarcaram na tarde desta quarta-feira (14), para participar da Capacitação Multiprofissional em Cirurgia Cardíaca Pediátrica, promovida pelo Hospital do Coração, em São Paulo (Hcor-SP), em parceria com o Ministério da Saúde, através do PROADI-SUS.

A capacitação visa qualificar a equipe multidisciplinar no atendimento pré e pós-cirúrgico, como pontuou o diretor-geral do Metropolitano, Antônio Pedrosa. “Estamos felizes com essa parceria que irá enriquecer a nossa assistência as crianças com cardiopatia congênita. As especificidades dos tratamentos destas patologias exigem atualizações constantes da prática clínica para alcançar bons resultados”, frisou.

De acordo com a coordenadora de enfermagem Adriana Haydêe, a oportunidade renderá frutos para toda a equipe. “Estamos indo representando os profissionais que compõem a enfermagem do Metropolitano, e a nossa tarefa, será absorver tudo o que pudermos com os ensinamentos práticos que receberemos nesta capacitação, e ao retornarmos, transmitiremos aos demais”, afirmou a enfermeira.

Já, a nutricionista, Christiane Nascimento, que também participará da capacitação, ressaltou a importância do treinamento para a equipe multidisciplinar. “Trabalhamos em primeiro lugar em prol do bem-estar do paciente, e a nossa tarefa é em conjunto ao médico, o enfermeiro, o fisioterapeuta e todos os que estão envolvidos nesse processo de cuidado. Poder se aperfeiçoar no intuito de oferecer uma assistência de qualidade ao paciente é de suma importância. Estamos indo com toda garra e vontade de aprender ao máximo”, destacou.

Segundo o diretor assistencial, Gilberto Teodozio, em decorrência da pandemia da Covid-19, foi necessário fazer uma adequação a proposta de capacitação inicial, que previa aulas apenas presenciais nas instalações do HCor em São Paulo. “Recebemos da comissão organizadora a nova proposta que envolve a capacitação de forma bimodal. As aulas que aconteceriam apenas presencialmente, agora serão via EAD para o conteúdo teórico, e presencial apenas para o conteúdo prático. Hoje enviamos cinco dos nossos profissionais, e ao longo da capacitação, outros irão para o HCor”, afirmou.

Os profissionais envolvidos neste projeto compõem as áreas de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Anestesiologia, Nutrição e Psicologia. Os treinamentos presenciais na sede do HCor em São Paulo, têm duração de 7 a 15 dias, a depender da área de atuação. O Hospital Metropolitano é referência no estado no tratamento de cardiopatias congênitas e também habilitado para o transplante cardíaco pediátrico.

Postagens Recomendadas