Usuários elogiam sistema de consulta a laudos on-line do Hospital Metropolitano

em Inovação

Funcionando há pouco mais de 1 mês, o serviço de consultas a laudos referentes a exames de imagem, realizados no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, têm proporcionado aos pacientes experiências positivas. A nova ferramenta, está disponível no site da instituição e através do login e senha, disponibilizados no momento do cadastro para realização do exame, o paciente passa a ter acesso ao resultado de qualquer localidade.

Um dos primeiros pacientes a ser cadastrado no novo método para o acesso on-line, foi o pequeno Bernado Silva, de 1 ano, sua mãe, Rafaella Silva, relatou a facilidade ao ter acesso ao resultado da tomografia realizada. “Eu achei um processo simples e rápido, além da praticidade, pois somos de Patos, uma cidade consideravelmente distante. Não precisar se deslocar até o Hospital Metropolitano para pegar o resultado, facilita bastante. Quero agradecer ao hospital pela iniciativa”, declarou.

Já, a aposentada Maria José Barbosa, de 63 anos, disse que as instruções recebidas pela recepcionista do CDI e as do ‘Guia Prático’, fôlder entregue para cada paciente no momento da admissão, foram fundamentais na hora de acessar o conteúdo. “Eu não sei usar o computador, mas a minha neta de forma muito experta, pegou os papéis que eu recebi e com uma semana ela trouxe os resultados para mim, achei muito moderno, assim como é tudo neste Hospital”, declarou.

Outro beneficiado pelo novo serviço, foi o vendedor Ronaldo Gonçalves, 43 anos. “Não é a primeira vez que faço exames no Metropolitano, porque tenho um problema na coluna e preciso de acompanhamento. Ter essa opção no serviço público é digno de aplausos. Eu acessei pelo celular e funcionou muito bem, é realmente simples”, frisou.

O setor de Tecnologia da Informação vem realizando o acompanhamento do acesso a plataforma. Segundo o gerente de T.I, Rivaldo Pedrosa, neste primeiro mês de funcionamento foram registrados mais de 600 acessos. “Comemoramos o êxito deste serviço e temos visto a adesão dos usuários. O sistema não apresentou falhas”, afirmou.

“Conseguimos mensurar que os pacientes estão acessando os exames mais de uma vez, o qual consideramos positivo, pois este também é mais um recurso disponibilizado. Os nossos servidores têm a capacidade de armazenar os dados por longos anos. Através do login e senha, sempre que preciso, o usuário poderá acessar o laudo e as imagens do seu exame”, acrescentou o coordenador de Software, Pedro Glauco.

Para além da praticidade e comodidade aos pacientes, o diretor-geral da instituição, Antônio Pedrosa, frisou a economia tanto para a unidade hospitalar, bem como para os usuários. “Todos ganham com este serviço. A nossa instituição reduziu os custos de impressão e os pacientes ganharam economia no deslocamento até a nossa unidade para obter o resultado, como antes era feito. Estamos felizes com os depoimentos de quem fez uso do serviço e ficou satisfeito, a nossa meta tem sido alcançada”, pontuou.

O Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Metropolitano atende pacientes dos mais de 200 municípios da Paraíba, para realização de exames, dentre os quais tomografia, ressonância magnética e ecocardiograma. “Além de atendermos a demanda interna do Hospital, nosso CDI recebe pacientes regulados de outras unidades hospitalares e municípios. Essa oferta de exames é regulada via Secretaria Estadual de Saúde. Os exames de imagens envolvem as mais diversas especialidades médicas, deste modo, contribuímos para os cuidados da saúde da população paraibana” concluiu o gerente médico do CDI, Eduardo Costa.