UTI do Hospital Metropolitano é selecionada para Projeto do Proadi-SUS

 em Inovação

A UTI Neurológica (20 leitos) do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, foi selecionada a participar do projeto “Saúde em Nossas Mãos: Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, que busca otimizar a prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Por 24 meses, a unidade de saúde que é referência em Neurologia, Cardiologia e Endovascular, receberá implementações e aprimoramento no desempenho da Segurança do Paciente quanto à prevenção de infecções.

Na manhã desta segunda-feira (30), foi realizada no auditório do Metropolitano uma videoconferência de abertura das atividades e explicações acerca do projeto. Estavam presentes integrantes da equipe multiprofissional, atuantes da UTI Neuro, Colaboradores do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), além dos gerentes de Enfermagem e Multiprofissional, bem como o diretor assistencial, Gilberto Teodozio, que explicou as práticas da iniciativa.

“A partir do próximo dia 7 de setembro efetivaremos nossas reuniões on-line, para receber suporte técnico e metodológico do Hospital Moinhos do Vento, nosso mentor. Pelos próximos dois anos, mais de 300 profissionais da nossa instituição estarão envolvidos nesse projeto, que visa sobretudo o bem-estar dos nossos pacientes. É uma jornada que demandará esforço das equipes com dedicação de tempo e energia, mas que contará com total apoio da nossa liderança, para que juntos possamos alcançar o melhor resultado”, declarou o diretor.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Metropolitano, Adellucia Silva, trabalhar com outras instituições de referência nacional, fortalecerá o olhar holístico aos usuários do SUS. “É com grande satisfação que recebemos esse projeto do Proadi-SUS, que fornecerá todo suporte educativo com intuito de aprimorar nossas práticas e seremos multiplicadores para os demais setores, isso intensifica nossa adesão aos protocolos de prevenção ministeriais e Anvisa, trazendo uma diminuição na incidência de mortalidade e morbidades provocada pelas infecções. Os ganhos serão imensos para todos nós do Hospital”, frisou

O projeto iniciou em 2018, contemplando 116 hospitais públicos do país. Com o encerramento da sua primeira edição, em dezembro de 2020, foi responsável por evitar 7.674 casos de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), gerando ao Sistema Único de Saúde (SUS) uma economia de R$ 354 milhões.

Neste novo biênio, 204 hospitais farão parte da iniciativa. Segundo a diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e Urgência, do Ministério da Saúde, Adriana Teixeira, o maior beneficiado é o paciente. “O papel do Ministério da Saúde é oferecer oportunidades de crescimento aos hospitais do SUS. Por isso, apostamos na expertise dos hospitais do PROADI-SUS, a exemplo do Moinhos do Vento, que será tutor do Metropolitano, e em grandes projetos de saúde pública, que geram um legado duradouro para nossos cidadãos”, discorreu.


Sobre o projeto “Saúde em Nossas Mãos: 
O objetivo prioritário é prover o suporte técnico e metodológico quanto a prevenção de infecção primária da corrente sanguínea associada ao uso de cateter venoso central (IPCS-CVC), infecção em trato urinário associado ao uso de cateter vesical de demora (ITU-AC), pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) e da higienização das mãos.

Infecções – Dados: Segundo a OMS as infecções hospitalares afetam 14 em cada 100 pacientes admitidos nos hospitais. De cada 100 pacientes hospitalizados em um determinado momento, 10 pacientes adquirirão infecções associadas a cuidados de saúde em países em desenvolvimento. Centenas de milhões de pacientes são afetados em todo o mundo a cada ano. Medidas de prevenção e controle de infecção simples e de baixo custo como a higiene das mãos apropriada, podem reduzir a frequência em mais de 50%.

Postagens Recomendadas