Após três meses de internação, paciente do Hospital Metropolitano que estava sob cuidados paliativos recebe alta clínica e volta para casa

 em Humanização

“Quando a gente está na mão do nosso Pai não se pode desesperar. Só entregar na mão Dele e deixar o tempo passar. Só o tempo é que diz tudo!”, essa foi a fala emocionada e da demonstração de muita fé da Adenice Bernardo, de 54 anos, paciente internada há três meses no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, pertencente à rede estadual e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), que estava sob cuidados paliativos e recebeu alta clínica na tarde da terça-feira (12), retornando à sua casa e para o convívio familiar. 

Adenice foi diagnosticada com uma mielite transversa (uma síndrome inflamatória, relativamente rara, que afeta os nervos periféricos da medula espinhal) e durante o tratamento teve algumas intercorrências que agravaram o seu quadro clínico e passou a ser acompanhada pela Comissão de Cuidados Paliativos. 

Há um mês, quando a saúde da paciente estava bem debilitada, o seu filho Jefferson Bernardo pediu à equipe a oportunidade de levá-la para contemplar o pôr do sol na área de convivência da unidade hospitalar (relembre esse momento clicando neste link  https://www.hospitalmetropolitano.pb.gov.br/tratamento-humanizado-equipe-de-enfermagem-do-hospital-metropolitano-leva-paciente-sob-cuidados-paliativos-para-contemplar-o-por-do-sol/ ).  E de acordo com o relato de Adenice, foi o único momento que ela recorda do período em que esteve internada. 

Para a médica paliativista do Hospital Metropolitano, Dra. Ana Carla Porto, a recuperação da paciente é um verdadeiro caso de sucesso e os cuidados multiprofissionais fizeram toda a diferença, pois “além da reabilitação por doença neurológica, ela também teve um cuidado espiritual e social, além da atenção no planejamento para desospitalização e sequência de cuidados em casa. Então, tudo isso foi a ação da Comissão de Cuidados Paliativos em conjunto com todas as equipes que passaram a cuidar da Dona Adenice. Nem a gente esperava que estaríamos dando essa alta. Foi um verdadeiro caso de sucesso. Mas, realmente, os planos divinos são maiores que os nossos e a gente anda junto com Ele também para fazer a vontade Dele”, ressaltou Ana Carla. 

A coordenadora de enfermagem da UTI e Internação Clínica e membro presidente da Comissão de Cuidados Paliativos, Márcia Germana, enfatizou que a principal ação do cuidado paliativo é validar a vida e, Adenice é o melhor exemplo dessa validação. “Dar alta por melhora clínica para uma paciente, que teve tantos fatores ameaçadores da vida e abordada aos cuidados paliativos, é ter a certeza que o trabalho da Comissão de Cuidados Paliativos está no caminho certo, validando verdadeiramente a vida e oferecendo um tratamento humanizado que auxilia consideravelmente na recuperação do paciente”, enfatizou Márcia. 

Comissão de Cuidados Paliativos

Tem como objetivo assegurar um atendimento humanizado e ético, buscando uma melhor qualidade de vida, não só do paciente mas também aos seus familiares, atendendo as necessidades físicas, emocionais, psicológicas, sociais e espirituais. A comissão é integrada por coordenadores e responsáveis técnicos da equipe multidisciplinar do hospital, que atuam nas áreas de: Odontologia, Serviço Social, Medicina, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia e Enfermagem. 

 

Postagens Recomendadas