Dia Mundial do Coração: Hospital Metropolitano realiza ação na orla da capital

 em Campanhas

Na manhã desta quarta-feira (29), em que celebra o Dia Mundial do Coração, profissionais de saúde do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires promoveram na orla da capital uma ação com o intuito de alertar e conscientizar sobre as principais causas e doenças que acometem o órgão, objetivando a prevenção.

Entre os serviços ofertados, foram realizados aferição de pressão, aferição de IMC (índice de massa corporal) e de circunferência abdominal, além de tira-dúvidas com especialistas, como explicou o coordenador da Cardiologia, Gustavo Fernandes. “Hoje foi a instituição que veio até a população, porque sabemos a importância da prevenção. Excesso de peso e tabagismo aumentam expressivamente a chance de infarto e AVC (acidente vascular cerebral), entre outras doenças cardiovasculares. Também é preciso estar atento para os índices de colesterol, cuidar da pressão arterial, evitar estresse, praticar exercícios regularmente e não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas”, pontuou o médico.

Cerca de 400 pessoas que transitavam e praticavam atividade física no local puderam ser beneficiadas com os serviços prestados. A funcionária pública Patrícia Azevedo elogiou a iniciativa. “Eu sempre caminho aqui na orla, entre duas ou três vezes na semana, para me cuidar, saber que hoje é o Dia Mundial do Coração e que essa minha atitude está correta, segundo o cardiologista, me deixa feliz e empolgada para continuar praticando”, destacou. Já o aposentado Flávio da Costa, se surpreendeu positivamente com a ação. “Foi uma surpresa boa, isso é muito importante para a gente. Eu sou hipertenso por isso redobro os cuidados com a saúde”, disse.

Segundo dados da Secretaria Estado da Saúde somente este ano na Paraíba 3.512 pessoas já foram a óbito por causa das doenças cardiovasculares e três estão na fila à espera de um transplante de coração. “O desafio é mostrar à população quais hábitos devem ser evitados e quais devem ser adotados para cuidar bem do coração. Estamos aqui porque lhe damos diariamente com essas patologias e sabemos da complexidade delas. É necessário cuidar da saúde”, acrescentou o diretor de Ensino, Pesquisa e Inovação, o cardiologista, Dr. Mario Toscano.

Entre atividades, ainda foram realizados exercícios de aeróbica, com os fisioterapeutas da instituição, distribuição de folders com dicas de prevenção e entrega de água mineral, através da parceria com a Cagepa. Estiveram presentes, a secretária executiva da Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, assim como o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Paraíba (SBC/PB), Lenine Angelo.

Dia Mundial do Coração – é celebrado no dia 29 setembro e foi escolhido pela Federação Mundial do Coração em 2000 para combater a maior causa de morte no mundo. A data foi criada com o intuito de conscientizar a população a respeito dos problemas cardiovasculares. Para o Ministério da Saúde, a data incentiva a modificação do estilo de vida, no sentido de que as pessoas adotem hábitos mais saudáveis de alimentação, exercícios e lazer.

Perfil – O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, localizado em Santa Rita, é a primeira unidade de saúde pública especializada em cardiologia de alta complexidade na Paraíba, além de neurologia e endovascular. De abril de 2018 até o mês de agosto deste ano, o complexo hospitalar já realizou mais de 1.400 cirurgias cardiológicas, adulto e pediátrico. 

Postagens Recomendadas