Farmácia Clínica do Hospital Metropolitano debate Farmacoeconomia no 9ª edição do Simbravisa

 em Educação em Saúde

Na manhã da última quinta-feira (23), a Farmácia Clínica do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires esteve presente na 9ª edição do Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa) com apresentação do trabalho Farmacoeconomia após implantação da Farmácia Clínica em hospital do SUS. Os resultados deste trabalho foram debatidos na Discussão Temática (DT) nº 8 do evento que foi voltada às ações da vigilância sanitária em relação aos Serviços de Saúde. 

Nesta edição, o tema que deu um tom político e científico ao Simbravisa foi “Vigilância Sanitária: Direito à Saúde e o fortalecimento do SUS”. De acordo com o coordenador de Farmácia Clínica e Hospitalar do Metropolitano, Felipe Piris, que esteve presente no evento representando a unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), os resultados do estudo sobre Farmacoeconomia após implantação da Farmácia Clínica no Metropolitano foram muito positivos.

“Nosso trabalho acompanhou cerca de 5.100 pacientes e analisou, aproximadamente, 2.000 intervenções farmacêuticas, de setembro de 2022 a junho de 2023. Os resultados obtidos compreenderam a análise apenas das intervenções farmacêuticas aceitas e que geraram economia direta de recursos, ou seja, aquelas que resultaram em modificação real na prescrição médica do paciente e que pouparam a dispensação de medicamentos e insumos médico-hospitalares, sem perda terapêutica ou prejuízo ao paciente”, explicou Felipe.

O gestor pontuou que o acompanhamento farmacoterapêutico desenvolvido neste estudo, pela equipe de Farmácia Clínica, proporcionou tanto o ganho terapêutico e o aumento da segurança no uso de medicamentos, quanto economia de, aproximadamente, 100 mil reais de recursos aos cofres do Estado.

As atividades da programação do Simbravisa, organizadas pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em parceria com a Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa), abordaram a Vigilância Sanitária a partir de dois marcos históricos: a saúde como direito, conquista inscrita na Constituição Cidadã de 1988, e a pandemia de COVID-19 como um exemplo vívido da sua relevância para a proteção da saúde e fortalecimento do SUS.

Segundo Jória Viana Guerreiro, professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e presidente do 9º Simbravisa, a construção do evento se deu em meio a grandes expectativas. “Esperamos ampla participação, não só de pessoas do meio acadêmico, como profissionais de todos os níveis do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. A ideia é fazer uma reflexão teórica e prática sobre a Vigilância Sanitária (VISA) no país”, explica.

9ª edição do Simbravisa: O 9° Simbravisa aconteceu em João Pessoa, de 20 a 24 de novembro de 2023, e foi organizado pela Abrasco, em parceria com a Agevisa. A nona edição do simpósio teve como objetivo incentivar profissionais da Vigilância Sanitária e das áreas científicas afins a sistematizar conhecimentos para serem expostos à apreciação de colegas de todo o país, oportunizando, além de aprendizagem, troca de experiências em amplitude nacional. 

Postagens Recentes