Fevereiro Roxo: Hospital Metropolitano realiza ações de conscientização sobre o Alzheimer

 em Campanhas

A campanha Fevereiro Roxo é dedicada a conscientização do lúpus, fibromialgia e o Alzheimer, e como referência estadual em neurologia o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) e pertencente à rede estadual de saúde aproveitou a oportunidade para alertar pacientes, familiares e colaboradores sobre o Alzheimer. 

Na última quarta-feira (28), enquanto os pacientes aguardavam atendimento médico, a equipe do Ambulatório promoveu uma palestra com a enfermeira Laisa Marques e distribuiu panfletos explicativos sobre a doença, como prevenir e os tipos de tratamento. 

Para Maria Glória de Lucena, da cidade de Água Branca, e que acompanhava sua mãe em uma consulta cardiológica, a ação promovida foi muito interessante e as informações passadas são exatamente o que ela vivencia diariamente há três anos, pois sua mãe, Isabel Maria, de 70 anos, foi diagnosticada com Alzheimer. “Minha mãe tem horas que está desorientada, que esquece o que vai fazer e o quadro está avançando porque ela está com diabetes. Tudo que foi dito aqui é verdadeiro. Isso tudo eu passo com a minha mãe”, contou Glória. 

O paciente Francisco Guedes, de 76 anos, que aguardava a consulta, relatou que não conhecia os sintomas nem as formas de prevenção do Alzheimer, só após a entrega do panfleto e das orientações da enfermeira. Ele disse ainda que as informações passadas por Laisa, são semelhantes ao que acontece com a sua mãe. “Minha mãe era muito saudável, brincalhona, cuidou muito bem dos oito filhos. Hoje ela tem cem anos, mas não conhece mais os filhos, às vezes fala coisas sem sentido, muito parecido com o que a enfermeira explicou aqui”, relatou Francisco. 

De acordo com Laísa, o objetivo da ação é conscientizar os pacientes para se ter um diagnóstico precoce e conseguir retardar a doença, oferecendo uma melhor qualidade de vida para as pessoas que desenvolveram ou que poderão desenvolver o Alzheimer. 

Ela explicou também que o diagnóstico é feito, principalmente, pela anamnese, o histórico familiar, a parte clínica e associado também a exames de imagem, e que os principais sintomas são: diminuição em relação à memória (quando o paciente esquece alguns eventos, principalmente os eventos recentes); mudança do humor (quando uma pessoa torna-se mais agressiva ou então mais depressiva); mudança no sono (quando a pessoa fica com insônia). 

Já na última quinta-feira (29), a equipe de psicologia promoveu uma palestra para os colaboradores, com o neurocirurgião Andrew Batista e o neuropsicólogo Pedro Lucas dos Santos com o tema: Doença de Alzheimer: Conhecer para cuidar. Na oportunidade, a coordenadora de psicologia do Hospital Metropolitano, Vaneide Delmiro, anunciou a reabertura do serviço de neuropsicologia na unidade. 

Vaneide informou que desde a pandemia o serviço teve uma pausa, mas já voltaram aos atendimentos e alertou que os pacientes devem ser encaminhados somente pelos neurocirurgiões e neuroclínicos do Hospital Metropolitano. 

“É muito importante para um hospital que é referência em neurologia oferecer o serviço de neuropsicologia. O Hospital Metropolitano é o primeiro hospital da rede pública a oferecer esse tipo de serviço que é extremamente necessário na avaliação de pacientes com doenças degenerativas e/ou funcionais, como Parkinson e epilepsia, dando mais clareza ao neurocirurgião do desempenho cognitivo do paciente”, explicou Vaneide. . 

 

Neuropsicologia: É uma especialidade da Psicologia responsável por estudar e compreender a forma como o cérebro afeta as funções cognitivas. Dentre essas funções, podemos citar a memória, atenção, capacidade de julgamento, o raciocínio, as emoções e o comportamento. O objetivo da Neuropsicologia é compreender a função dos sistemas cerebrais em formas complexas de atividades da mente.

 

 

Postagens Recomendadas