Hospital gerenciado pela PB SAÚDE realiza mais de 28 mil exames de imagem em 2022

 em Geral

O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde – PB SAÚDE, superou os dados da série histórica desde a inauguração, em 2018, e realizou entre janeiro e dezembro de 2022, um total de 28.334 mil exames, entre os quais: ecocardiografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassonografia com doppler colorido. Os dados mostram um crescimento de 104,93% em relação a 2021, em que foram feitos 13.826 mil exames.

Quem utilizou o serviço e reconheceu a importância de uma unidade de saúde especializada foi Rondineli Batista, de 45 anos, do município de Esperança, que realizou uma ressonância da coluna. “Eu vim aqui no Metropolitano pela primeira vez e gostei muito, desde o momento que entrei pela porta fui muito bem atendido, tanto pela recepção, quanto pelos médicos. Pelo pouco que vi, já deu para perceber que esse hospital é bem moderno e graças a Deus deu tudo certo no meu exame, vou dar uma nota dez no atendimento, mas se eu pudesse dava mil” afirmou.

Os exames de ressonância magnética, somaram a maior alta percentual da série histórica da unidade, somente em 2022 foram realizadas 7.557 mil ressonâncias. Depoimentos como o de Rondineli, trazem o resultado do trabalho desenvolvido pelos profissionais atuantes,  como destacou o coordenador administrativo do CDI, Erickson Renato.

“Aqui realizamos exames de alta complexidade, como as ressonâncias cardíacas e tomografias coronarianas, prestando um serviço de qualidade a todos os paraibanos e paraibanas. Outra conquista para saúde pública está nos procedimentos para diagnosticar e tratar cardiopatias congênitas que não eram realizados na rede SUS da Paraíba e, desde 2020, o Metropolitano passou a ofertar, preenchendo uma lacuna existente na saúde pública do estado”,  frisou.

O CDI do Metropolitano é dotado de uma moderna e complexa estrutura para exames e procedimentos de média e alta complexidade. Atualmente, funcionam no espaço, duas máquinas de ressonância magnética, duas de hemodinâmica e uma de tomografia, que realizam exames de angiologia, cardiologia e neurologia. A tomografia computadorizada, concentrou 14.527 mil exames realizados.

Já na linha de angiologia e cardiologia, os exames de ecocardiografia, somaram 5.040 mil. E, na linha neurológica, entre os exames realizados, a ultrassonografia com doppler colorido, foram mais de 1.200 mil, no ano passado. Através dele é possível avaliar o transporte de sangue pelos vasos sanguíneos e identificar se existem obstruções, estreitamentos ou até mesmo vazamentos nas veias ou artérias.

Os números apresentados pelo CDI do Hospital Metropolitano demonstram a importância do equipamento para a saúde da Paraíba, uma vez que o Centro não atende apenas às demandas internas do hospital, conforme pontua o superintendente da PB SAÚDE, Daniel Beltrammi. “Por ser referência em alta complexidade, a demanda de solicitações para exames na unidade hospitalar é muito alta. A equipe inicia diariamente a realização de exames desde às 7 horas da manhã, com escala de domingo a domingo, atendendo os pacientes internos do Metropolitano e a demanda externa, sejam eletivos ou regulados de outras unidades de saúde” destacou o gestor.

Com relação aos pacientes internos, a coordenadora de enfermagem do CDI e Hemodinâmica, Chiara Luana, destacou o fato da unidade de saúde realizar todo o ciclo de cuidado do paciente, como um diferencial no tratamento ofertado. “Isso é uma vantagem para os nossos pacientes, pois tempo é vida, especialmente quando se trata de problemas graves, como infarto e aneurisma. Aqui no CDI realizamos tanto o diagnóstico, por meio de exames de média e alta complexidade, quanto o tratamento, se necessário, através de intervenção percutânea na hemodinâmica”, pontuou.

Já, se tratando dos pacientes externos, advindos de forma eletiva, o diretor Hospitalar do Metropolitano, Adriano Sousa, destacou que o resultado de exames fica disponível para acesso através de uma ferramenta disposta no site institucional. “No momento da admissão para realização do exame, o paciente recebe um número de protocolo e senha, e após cinco dias da data em que realiza o procedimento, pode acessar o site do Hospital Metropolitano e visualizar, bem como baixar e imprimir as imagens e o laudo”, disse.

O diretor acrescentou ainda que os pacientes também recebem, no momento do cadastro, um Guia Prático que ensina a realizar a busca no site. “Todos ganham com este serviço. A instituição reduziu os custos de impressão, e os nossos pacientes, uma economia no deslocamento, já que não precisam vir até à unidade para obter o resultado dos exames, acessando-os de qualquer localidade”, concluiu.

Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires: Inaugurado em 4 de abril de 2018, o complexo é a primeira unidade de saúde pública especializada em neurologia, cardiologia e endovascular da Paraíba e,  disponibiliza de 226 leitos, sendo 58 de UTI, 11 salas de cirurgia e um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem. Desde o ano de inauguração até dezembro de 2022, a unidade registrou um total de 105.271 mil exames de imagem realizados.

Postagens Recomendadas