Hospital Metropolitano celebra convênio com InCor para projeto de telemedicina em cirurgia cardíaca pediátrica

 em Inovação

Na tarde desta quinta-feira (25), o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), recebeu a visita do governador João Azevêdo para a celebração de um convênio com o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-SP) para a implementação da Plataforma Nacional de Teleconferência de Ato Cirúrgico. 

O projeto pioneiro visa a implantação de câmeras e microfones de alta resolução acoplados no equipamento médico e no centro cirúrgico do Hospital Metropolitano, para orientar, à distância, especialistas do InCor-SP durante as cirurgias cardíacas em crianças com cardiopatia congênita. 

De acordo com o diretor do InovaInCor-SP e presidente do projeto, Dr. Fábio Jatene, a plataforma já existe desde 2022, no estado de São Paulo, e este ano contemplará outros estados do país, entre os quais a Paraíba, especificamente no Metropolitano devido a sua estrutura e equipe experiente. 

“É uma alegria muito grande poder estar aqui hoje e avançar nesse nosso projeto. Nós ficamos muito satisfeitos com o desempenho que ele teve até hoje e gostaríamos de expandir. Essa parceria é muito oportuna, porque é um hospital muito bem estruturado, uma equipe experiente e que poderia, eu tenho certeza, fazer avançar essa ideia nossa”, ressaltou Jatene. 

Para o governador João Azevêdo, as parcerias firmadas e o reconhecimento da excelência dos serviços prestados na unidade hospitalar são reflexos dos investimentos e atenção que a gestão tem dado à Saúde. Ele ainda destacou a importância de se ter acesso ao que o InCor produz, a sua experiência e conhecimento. 

“O mais importante é que nós vamos ter acesso àquilo que o InCor produz, a experiência, o conhecimento, aquilo que já está sendo desenvolvido evidentemente lá no InCor. E todo esse conhecimento fica, agora, à disposição também aqui do Hospital Metropolitano. Então isso vai fazer uma diferença muito grande. Eu não tenho dúvida nenhuma, que será uma preparação cada vez maior da nossa equipe médica. Isso será uma troca de experiência, eu diria, extraordinária. E, logicamente, as nossas crianças, que serão mais beneficiadas dentro desse programa”, destacou o Governador. 

 Durante a solenidade, o secretário de Saúde Estadual, Jhony Bezerra, que também estava presente, ressaltou que a escolha do Hospital Metropolitano foi feita pelo próprio InCor “porque é a unidade de referência hoje habilitada pelo Ministério da Saúde para realizar cirurgias cardíacas de alta complexidade, inclusive cirurgias pediátricas. E esse projeto ele visa, justamente, ter o acompanhamento pela telemedicina, das cirurgias realizadas aqui para a cardiopatia em crianças, cirurgias cardíacas de alta complexidade, com cardiopatias complexas, que em outrora essas crianças eram encaminhadas para São Paulo, Belo Horizonte, para realizar esse tipo de cirurgia. E com essa tecnologia a gente proporciona a realização dessas cirurgias complexas aqui no Hospital Metropolitano”. 

Conforme pontuou o diretor superintendente da PB Saúde, Ari Reis, apenas o Hospital Metropolitano e mais dois hospitais do Brasil, receberão o serviço de teleconferência para a cirurgia cardíaca pediátrica possibilitando que os pacientes paraibanos sejam atendidos no mais alto nível de qualidade. 

“O  Hospital Metropolitano é a casa de saúde do coração paraibano, que cuida das doenças cardíacas, das doenças neurológicas e atende todos os 223 municípios da Paraíba, e a parceria com o InCor vai possibilitar que a população paraibana seja atendida no mais alto nível de qualidade que o nosso país e instituições públicas e privadas oferecem. Só ele e outros dois hospitais do país receberão o serviço de teleconferência para a cirurgia cardíaca pediátrica para trazer ainda mais qualidade, ainda mais preparo e ainda mais dinâmica aos profissionais cirurgiões aqui do nosso hospital”, enfatizou Ari. 

Além da assinatura do contrato, a visita do governador João Azevêdo e do secretário de Saúde Jhony Bezerra também foi para comemorar a entrega de 25 novos leitos de enfermaria dedicados à linha de cuidados em cardiologia, totalizando 267 leitos disponíveis em toda a Unidade de Saúde. 

O diretor superintendente da PB Saúde também apresentou ao governador e a Jhony, a planta do hospital com os espaços para expansão de novas enfermarias a serem implantadas no Hospital Metropolitano. “Nossa meta é possibilitar ainda mais que os pacientes da Paraíba sejam atendidos no mais alto nível de qualidade que o nosso país e instituições públicas e privadas oferecem”, completou Ari Reis.

Postagens Recomendadas