Hospital Metropolitano completa 6 anos e se consolida como principal realizador de transplantes de coração da Paraíba

 em Geral

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, inaugurado em 4 de abril de 2018, completa 6 anos de atividades no atendimento das doenças cardíacas e neurológicas de toda população paraibana. Pertencente à Rede Estadual de Saúde, e atualmente gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde, a unidade foi inaugurada na perspectiva de sanar um vazio assistencial nas linhas de cuidado de cardiologia e neurologia e, após 6 anos, se destaca na realização de procedimentos de altíssima complexidade como transplantes cardíacos.

Desde a inauguração, já foram realizadas mais de 8 mil cirurgias, incluindo 3.088 cirurgias cardíacas em adultos e 677 cirurgias cardíacas em crianças. Habilitado para a realização de transplante cardíaco desde junho de 2020, 7 paraibanos já tiveram suas vidas transformadas com a realização do procedimento no Hospital Metropolitano. 

Na noite do dia 17 de abril do ano passado, minutos antes de entrar no bloco cirúrgico do Metropolitano para ser submetido ao transplante cardíaco,  Suelio Silva de Melo, de 57 anos, agradeceu pela oportunidade divina de ter uma nova expectativa de vida. “Eu só tenho a agradecer a todos que me ajudaram desde o começo, principalmente a família deste doador, para a qual eu desejo todas as bênçãos do mundo”, afirmou o paciente transplantado.

Além do transplante em adultos, o Metropolitano tornou-se o 5º hospital público do país habilitado para fazer transplante de coração em crianças. Em 26 de março de 2022, a unidade hospitalar realizou o primeiro transplante cardíaco 100% SUS pela Paraíba. Já em 2023, foram realizados quatro transplantes cardíacos e, este ano, dois. A Unidade é também o hospital coordenador do programa Coração Paraibano, responsável por reduzir em mais de  40% a mortalidade por infarto agudo do miocárdio na Paraíba. 

Graças a conquista de novas habilitações, inauguração de novos leitos e aquisição de novos equipamentos, a produtividade do Hospital Metropolitano cresceu exponencialmente ao longo dos últimos 6 anos. No ano passado, o hospital bateu novo recorde com mais de 3.300 cirurgias realizadas, além de um aumento de quase 40%, se comparado ao ano de 2022, no número de exames por imagem. 

Entre essas milhares de pessoas beneficiadas está o pequeno Rafael dos Santos Basílio, que marcou a história do hospital com uma internação de longa duração que perdurou por mais de 2 anos. Rafael deu entrada no hospital em  janeiro de 2022, ainda recém-nascido, para realizar a correção de uma cardiopatia congênita, comum em crianças com síndrome de Down. 

No momento da alta do Rafinha, em fevereiro deste ano, toda equipe multiprofissional do hospital preparou uma homenagem para a mãe do pequeno, Maria Vitória Basílio, que “morou” no hospital durante todo período de internação do filho. “Eu só quero agradecer a toda a equipe, agradeço de todo o meu coração por tudo o que vocês fizeram por mim. Hoje eu estou muito feliz de levar meu filho para casa”, comemorou Maria Vitória em sua despedida. 

Para celebrar conquistas como essas, nesta quinta-feira (04), ocorreu uma programação de homenagem aos profissionais e usuários do serviço. Pela manhã, a Banda do Corpo de Bombeiros da Paraíba recepcionou os trabalhadores, às 7h, horário da troca de plantão, e a Comissão de Humanização distribuiu tags e doces para todos os participantes. Já pela tarde, foi realizada uma cerimônia com gestores e colaboradores na recepção principal da unidade. Na ocasião, a diretora do Hospital Metropolitano, Louise Nathalie, comemorou o bom desempenho da equipe.

“Nas áreas da neurologia e endovascular, também promovemos melhorias na qualidade de vida de nossos pacientes, por meio de cirurgias de coluna, tumor de base de crânio, e procedimentos que evitam a amputação de membros em pessoas com diabetes, por exemplo. Essas conquistas não são apenas números; são testemunhos do compromisso incansável de nossa equipe em oferecer o melhor cuidado possível a cada pessoa que passa por nossas portas”, disse.

A diretora de atenção à saúde da PB Saúde, Ilara Nóbrega, pontuou, na ocasião, que o trabalho realizado pela equipe do Hospital Metropolitano reflete na vida dos pacientes. “Já chegamos muito longe em seis anos, e hoje o centro coordenador da cardiologia e neurologia na Paraíba é a nossa unidade, e isso a gente sabe pela história de cada um dos nossos pacientes, que levam para as suas casas o relato de esperança e de cuidado por parte da nossa equipe que realmente tem amor ao que faz”, completou

Para o diretor superintendente da PB Saúde, Arimatheus Reis, as conquistas realizadas pelo Hospital Metropolitano nos últimos anos só reforçam a importância que a unidade hospitalar tem para a população paraibana, e que a previsão para os próximos meses é de ampliar ainda mais o atendimento de ponta oferecido. “Até o próximo aniversário do hospital, em 2025, iremos expandir nosso trabalho na unidade por meio da implantação de uma terceira hemodinâmica, de uma nova máquina de ressonância magnética, e da implantação de novos leitos de UTI”, anunciou 

O Hospital Metropolitano, atualmente, possui 268 leitos, incluindo os de UTI (adulto e pediátrico), conta também com um Centro Cirúrgico com 11 salas de cirurgias, Ambulatório, além de um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), de multimodalidade, onde se realizam exames e também procedimentos terapêuticos minimamente invasivos.

Uma breve história do Hospital Metropolitano 

Em seu primeiro mês de atendimento, em abril de 2018, o hospital realizou a primeira cirurgia em crianças cardiopatas para correção das patologias cardíacas Persistência do Canal Arterial (PCA) e Comunicação Interventricular (CIV). Em junho, foi instalada a primeira hemodinâmica; em outubro, foi elaborado o Protocolo de Biossegurança do Metropolitano; e em novembro foi realizada a primeira captação de órgãos e tecidos para transplante.

Em 2019, o hospital recebeu seu primeiro pouso aeromédico, atendendo uma bebê cardiopata, de apenas sete dias de vida, transferida do Ceará.  No mesmo mês, foram habilitados, pelo Ministério da Saúde, os primeiros leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) do Metropolitano. Em outubro, foi reconhecido como hospital ‘Amigo do Transplante’ e fechou o ano realizando o primeiro cateterismo infantil na Paraíba para tratar uma cardiopatia congênita em um adolescente de 16 anos.

O Laboratório de Tecnologia Assistiva foi inaugurado na unidade em 2020, e já beneficiou centenas de pacientes que necessitaram de adaptações e ações preventivas durante a internação. Em abril foi realizada a entrega simbólica do Hospital Solidário construído no estacionamento do Metropolitano para atendimento de casos de coronavírus, que chegou a atender mais de 1.500 pacientes, e, em junho, o hospital foi habilitado para o transplante cardíaco.

Ainda atuando no combate à pandemia, mas já em 2021, o Metropolitano recebeu sua segunda hemodinâmica. Também teve sua UTI selecionada para projeto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Além disso, recebeu, pela primeira vez, o Selo de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho, conferido pela Epimed Solutions, em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib).  A honraria foi entregue em reconhecimento à contribuição do Metropolitano ao maior banco de dados de Terapia Intensiva do mundo.

Em fevereiro de 2022, foram reativados novos leitos para atendimento aos pacientes acometidos pela Covid-19, momento em que o estado registrava um aumento considerável no número de casos positivos da doença. Já no mês seguinte, em março, foi realizado na unidade o primeiro transplante cardíaco 100% SUS da Paraíba. O beneficiado foi Willis Pereira Evangelista, de  61 anos, que apresentou excelente recuperação, recebendo alta hospitalar em menos de um mês. 

Outra conquista de 2022 foi a inauguração do Laboratório de Simulação Realística da PB Saúde na unidade, que dispõe de uma ampla sala com leitos, monitores, equipamentos e acessórios médicos e hospitalares, além de manequins responsivos para estudo das variadas técnicas e procedimentos de atendimento à saúde.

Os serviços de neurologia e neurocirurgia do hospital foram habilitados pelo Ministério da Saúde em março de 2023. Todas as habilitações que a unidade vem conquistando, trazem mais recursos federais para auxiliar na assistência de alta complexidade no estado da Paraíba. Ainda em março, foi lançado, pelo governador João Azevêdo, o programa ‘Coração Paraibano’, que consiste em uma rede estruturada de cuidados de urgência e emergência cardiológica, especialmente no atendimento a pacientes que sofreram infarto agudo do miocárdio. Por ser referência em cardiologia no estado, o Hospital Metropolitano tornou-se coordenador do programa que é gerenciado pela PB SAÚDE.

Durante 2023, foram realizados quatro transplantes cardíacos, a unidade ainda recebeu certificações para a Sala de Apoio à Amamentação e pelas práticas de Segurança do Paciente.

Em 2024, a unidade começou o ano celebrando convênio com o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de São Paulo (InCor-SP) para projeto de telemedicina em cirurgia cardíaca pediátrica. Além disso, foram habilitados 30 novos leitos de unidade de terapia intensiva coronariana (UCO). 

Postagens Recomendadas