Hospital Metropolitano promove III Semana da Enfermagem com programação de 12 a 20 de maio

 em Educação em Saúde

Iniciou na última quinta-feira (12), a programação da 3ª Semana de Enfermagem do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde – PB Saúde, tem como objetivo a valorização e reconhecimento à classe profissional. A equipe de Enfermagem, composta por enfermeiros, técnicos e auxiliares, representa mais de 50% de todo o corpo clínico da instituição, e garante a prestação de serviços desde a Regulação dos pacientes, até o auxílio em procedimentos de alta complexidade.

No período da tarde ocorreu a cerimônia de abertura, no auditório, com a presença e fala de gestores ligados a área profissional, entre os quais, Gilberto Teodozio, enfermeiro gestor, diretor de Atenção à Saúde da Fundação e do Hospital Metropolitano. Na ocasião, o diretor destacou o tema anual adotado pelas instituições mundiais: “Enfermagem, uma voz para liderar”, e disse: “Somos capazes de muito e provamos isso no nosso dia a dia. A relevância do nosso trabalho ganhou mais evidência no contexto do enfrentamento à Covid-19, que tão bravamente cada profissional honrou a missão do fazer enfermagem. E podemos ir além. Fazer gestão, ocupar espaços de tomadas de decisão em prol da saúde da população, como por exemplo a nossa secretária estadual de saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, e tantos outros gestores da área de enfermagem”, frisou, parabenizando a todos.

Abrindo a sequência de palestras que serão ministradas ao longo da semana, o tema: Empreendorismo na Enfermagem, foi explanado pela enfermeira, Yasmin Alves, gestora de clínicas de vacina na Paraíba (Imune Kids). Os participantes puderam conhecer as formas de empreendedorismo social, empresarial e intraempreendedoríssimo, além de tirarem dúvidas sobre ideias e formas de investimentos.

A programação seguirá com atividades diárias, até o próximo dia 20, em que é celebrado o dia do técnico e auxiliar de enfermagem, voltadas ao bem-estar e saúde dos profissionais, contando com oficinas de música, roda de conversa e oferta de atendimentos com terapeutas para aplicação das técnicas de Reiki e Auriculoterapia, além de Biodanza, a fim de trazer benefícios para proporcionar harmonia do corpo físico, mental e emocional dos trabalhadores.

O enfermeiro Lueci Lima, coordenador atuante na CME (Central de Material e Esterilização), elogiou a iniciativa e comemorou o retorno da programação presencial, que há dois anos não ocorria devido à pandemia. “Sentimos alegria e emoção em ver o auditório novamente cheio, pessoas entusiasmadas, e várias atividades que contemplarão todos os profissionais. Parabenizo os organizadores”, expressou.

Na programação, ainda estão previstas cerimônias religiosas, com a santa missa, na quarta-feira (18), e o culto no dia 19, ambos na capela do complexo hospitalar.

Data comemorativa: No dia 12 de maio, comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.

No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Postagens Recomendadas
III Semana de Enfermagem