Importância dos cuidados com a saúde bucal é tema de ações de conscientização e palestras no Hospital Metropolitano

 em Campanhas

Para celebrar os profissionais dedicados aos cuidados e saúde da boca humana, nesta terça-feira, 25 de outubro, comemoram-se o Dia do Cirurgião Dentista e o Dia Nacional da Saúde Bucal. Em alusão às datas comemorativas, os profissionais de Odontologia do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde – PB SAÚDE, realizaram uma série de ações educativas sobre cuidados bucais para os pacientes internados na unidade, que começaram na última semana.

Segundo a responsável técnica da Odontologia do Metropolitano, Andreia Medeiros, o intuito das ações foi conscientizar as pessoas sobre a importância da higiene bucal que é capaz de prevenir várias doenças. “É importante mostrar a relevância da saúde bucal na condição sistêmica. Há uma relação, por exemplo, entre a condição bucal e a cardíaca dos pacientes. Bactérias da cavidade bucal se disseminam para o coração e podem causar infarto, endocardite bacteriana, entre outros. Ou seja, cuidando-se da saúde bucal, a pessoa vai estar cuidando também da saúde como um todo”, disse.

A primeira ação foi realizada na última sexta-feira (21), às 14h, e foi voltada para as crianças da Internação Pediátrica. Na ocasião, os profissionais de Odontologia realizaram uma ação educativa em saúde bucal na brinquedoteca e, no final da dinâmica, foi realizada a entrega de kits de higiene bucal. 

“Eu aprendi o modo certo de escovar os dentes e também a quantidade certa de creme dental, porque eu exagerava. Minha filha foi bastante ativa aqui na ação e aprendeu bastante também, até me ensinou umas coisas depois. Foi muito importante saber destes cuidados”, disse Adeilma Rodrigues, que é mãe de Jackeline Soares, de 10 anos, que está na enfermaria pediátrica em tratamento de mielopatia.

Já na segunda-feira (24), os odontólogos realizaram uma visita às enfermarias de pacientes adultos para entrega de folders com informações de cuidados bucais e entrega de brinde (escova de dente) aos pacientes. Na terça-feira (25), além da visita da equipe ao ambulatório do hospital, também com entrega de folders e brindes, houve um evento voltado aos profissionais da equipe multidisciplinar que atuam na unidade, com palestras sobre o protocolo de assistência odontológica no contexto hospitalar e lesões bucais em pacientes hospitalizados.

“As ações voltadas para os pacientes e acompanhantes foram todas no sentido de orientar e estimular os cuidados com a saúde bucal. Já o evento para os profissionais teve dois objetivos: um de mostrar para as lideranças e equipe multi como é a atuação da Odontologia no hospital, em relação a processos, fluxo de trabalho, entre outros, e também para facilitar a identificação, por parte de membros de outras equipes, de lesões e doenças odontológicas”, completou a responsável técnica do setor.

Dicas de prevenção de problemas bucais: 

  • Ir ao dentista regularmente;
  • Eliminar placas bacterianas por meio de escovação adequada e do uso do fio dental;
  • Limpar a língua, utilizando um raspador, a fim de retirar a saburra lingual;
  • Usar o açúcar de forma racional;
  • Utilizar o flúor adequadamente, com cremes dentais fluoretados;
  • Evitar o uso de próteses mal ajustadas, o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas.
Postagens Recomendadas