Membros da nova Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Metropolitano são empossados pelo Coren-PB

 em Geral

Os profissionais da nova Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde – PB SAÚDE, tomaram posse, nesta sexta-feira (17), em cerimônia realizada, às 13h, na sede do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-Pb). A definição dos membros ocorreu por meio de eleição, em dezembro de 2022, e contou com a participação de 201 profissionais de enfermagem que atuam na unidade. O mandato dos membros empossados terá validade por um período de três anos a partir da data da posse.

A cerimônia foi realizada por Renan Júnior Gomes, coordenador do departamento de processos éticos do Coren-PB, e por Elma Dantas Vicente, que é conselheira do órgão. Além de outros representantes do Coren-PB e dos membros que tomaram posse não só no Metropolitano, mas também em outros quatro hospitais, estava presente na solenidade o gerente de enfermagem do Hospital Metropolitano, Jamerson Rodrigues de Lima, que parabenizou os empossados.

“Essa comissão vem somar bastante à nossa unidade, uma vez que a nossa equipe vai atuar em conjunto reforçando a atenção aos cuidados com o paciente. Vamos trabalhar aliados à presidência da Comissão de Ética, para melhor educar e conduzir os processos com todos os profissionais do hospital. É um passo à frente que a nossa enfermagem dá neste momento”, disse. 

O gerente de enfermagem do Metropolitano, esclareceu ainda que a implementação da Comissão de Ética em instituições que possuem serviço de enfermagem atende a resolução 593/2018, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), e estas comissões representam o Conselho Regional de Enfermagem dentro das unidades de saúde, visando funções educativas, de orientação, acompanhamento, consultiva, conciliação e vigilância do exercício ético e disciplinar dos profissionais de enfermagem, além de zelar pelo exercício ético e legal da profissão.

A presidente eleita da comissão, Mary Medeiros de Sá, é enfermeira de internação clínica da unidade desde 2022, e explicou que a comissão também tem um caráter educativo, sendo responsável por promover treinamentos, palestras e outras atividades que tenham convergência com a ética na profissão.

“Temos muita coisa para alinhar junto à equipe de enfermagem, e também com a gestão do hospital, para que tudo seja feito da melhor forma possível tanto para os trabalhadores quanto para os pacientes. Nossa meta é diminuir riscos de erros e incidências de infrações, melhorando assim a assistência de enfermagem”, completou.

Além de Mary, tomaram posse Francisca Vilhena da Silva, como secretária; e Tássia Virgínia dos Santos Silva, Zaqueu Manoel da Silva e Juliana Cristina Silva de Brito, como membros da comissão.

Postagens Recomendadas