Novos membros da Cipa atuam em estratégias de melhorias no Hospital Metropolitano

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde – PB SAÚDE, começou o ano de 2023 com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) de cara nova, após a posse dos membros eleitos e indicados. Assegurar um ambiente de trabalho mais seguro, promover a prevenção de acidentes de trabalho e trazer propostas e estratégias de melhorias para qualidade de vida dos trabalhadores, são algumas das atribuições que estes novos membros têm após terem começado a atuar na Cipa.

A eleição desta nova comissão foi realizada entre os dias 16 e 18 de agosto do ano passado e todos os colaboradores do Metropolitano puderam votar para escolher os seus representantes que tomaram posse em outubro de 2022. De acordo com a técnica de segurança do trabalho do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Isabelle Barreto, a Cipa trabalha junto ao SESMT como um instrumento de proteção à saúde e segurança eficiente dos trabalhadores.

“Com as medidas da Cipa, a instituição e os colaboradores são beneficiados. A principal vantagem está no cumprimento de normas e regulamentos exigidos por lei, o que diminui os passivos trabalhistas e aumenta a qualidade de vida dos trabalhadores. Portanto, o ambiente de trabalho fica mais seguro com a minimização dos riscos, por meio de uma fiscalização mais eficiente. Além de melhoria no clima organizacional que afeta a confiança, satisfação e produtividade dos colaboradores”, relatou Isabelle.

Entre profissionais das áreas assistenciais e administrativa, a nova comissão é composta por 16 integrantes, sendo 8 membros eleitos pelos colaboradores e 8 membros indicados pela diretoria do Metropolitano. O critério para a indicação levou em conta o vínculo das atividades profissionais realizadas pelos profissionais com o trabalho a ser desenvolvido pela Cipa. A coordenadora de Gestão de Acesso, Flávia Medeiros, é a atual presidente da comissão e relatou que essa primeira experiência na função está sendo um desafio importante em sua jornada profissional.

“Eu já previa que o trabalho seria árduo e desafiador. Mas aceitei porque percebi que, quanto maior o desafio, maior também a sensação de bem-estar, de consciência tranquila, pois estou realizando algo realmente importante, que é cuidar da prevenção de acidentes, da integridade física e mental, e da melhoria da qualidade de vida dos demais colegas”, afirmou a gestora, designada pela diretoria do Metropolitano, conforme estabelece a Norma Regulamentadora (NR) 05.

Segundo o engenheiro do trabalho e coordenador do SESMT, Igor Dourado, a NR-05, que regulamenta as atividades da CIPA, foi alterada recentemente por meio da portaria do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) nº 4.219, de 20 de dezembro de 2022. “Com essa alteração, a partir do dia 20 de março de 2023, a Cipa deverá ser intitulada Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio.  Desta data em diante, a Cipa irá incluir em sua atuação a prevenção e o combate ao assédio sexual e a outras formas de violência no trabalho nas suas atividades e práticas, bem como, treinamento para prevenção e combate ao assédio sexual”, esclareceu o gestor.

Nomeado pelos membros titulares eleitos, o maqueiro Cristóvão Alves é o atual vice-presidente. O profissional, com experiência na Brigada de Incêndio, que já foi brigadista de incêndio em outra empresa, contou que esta é sua primeira vez como cipeiro e está sendo uma experiência de muito aprendizado. Ele relatou que a atual equipe já está fazendo a identificação dos riscos nos processos de trabalho, através de visitas nos setores, para a elaboração do mapa de risco.

“Além do mapa de risco, estamos trabalhando na elaboração do regimento interno que deve estar pronto nos próximos dias e já temos programadas: inspeções de segurança nos setores, campanhas e ações de promoção à saúde dos colaboradores e a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). É importante destacar também que todos os membros que estão atuando nessa gestão já participaram de treinamento específico, coordenado e executado pelo SESMT”, pontuou Cristóvão.

O diretor hospitalar do Metropolitano, Adriano Sousa, acrescentou que é muito importante que os cipeiros conscientizem todos os colaboradores sobre a importância da saúde e da segurança do trabalho. “Esses profissionais atuam trazendo campanhas de conscientização sobre os tipos de problemas de saúde e acidentes de trabalho que podem acontecer e, junto a equipe multiprofissional, promovem ações que também levem em consideração a saúde mental dos colaboradores, para que isso não venha a afetar os profissionais em suas rotinas de trabalho e até mesmo em seus relacionamentos fora da instituição”, alertou o gestor.