Novos membros da CIPA do Hospital Metropolitano são empossados nesta quinta-feira
Os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, pertencente à rede estadual de saúde e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), que atuarão na gestão 2024/2025, foram empossados na manhã desta quinta-feira (14), no auditório da unidade hospitalar.
A cerimônia de posse contou com a palestra sobre a importância da CIPA e seu papel essencial na instituição, proferida por Nivaldo Barbosa, presidente do sindicato dos técnicos em segurança do trabalho da Paraíba e presidente da FENATEST – Federação Nacional dos Técnicos em Segurança do Trabalho.
A CIPA é formada por dezesseis membros, sendo oito eleitos e oito indicados pela gestão do serviço. O novo presidente indicado foi o supervisor administrativo Cristóvão Alves, que é membro da CIPA desde a gestão 2022/2023. Ele destacou que seu objetivo como presidente é dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela gestão anterior, com ações educativas na prevenção de acidentes, promover palestras e manter a parceria com o SESMIT. “Espero contar com a contribuição de todos os membros para que unindo forças possamos desenvolver o trabalho da melhor forma para que os objetivos sejam alcançados”, completou.
Para o novo vice-presidente, Alexandre Dutra, a expectativa é que haja um maior engajamento nas ações da Comissão, difundindo as informações para que os colaboradores tenham um ambiente de trabalho mais seguro e protegido.
De acordo com a Norma Regulamentadora nº 5 do Ministério do Trabalho, o objetivo da Comissão é prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, de forma permanente, o trabalho com a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador.