PB Saúde realiza I Encontro Integrado da Odontologia em alusão ao Dia Nacional da Saúde Bucal e do Cirurgião-Dentista
Nesta sexta-feira (25) é comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal e do Cirurgião-Dentista e para celebrar os profissionais da área, a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) realizou o I Encontro Integrado da Odontologia. O evento aconteceu no auditório do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela PB Saúde, e contou com a palestra sobre “Antimicrobianos usados em ambiente hospitalar e sua relação com a Odontologia”, tendo como público-alvo gestores, cirurgiões-dentistas, residentes de Odontologia, alunos de pós-graduação em Odontologia Hospitalar e equipe multidisciplinar.
De acordo com o palestrante, Fernando Baeder, o cirurgião-dentista tem um grande problema no processo formativo, que é não englobar o que acontece na problemática hospitalar gerando uma grande dificuldade em relacionar quadros sépticos com os antibióticos.
“Além de doutor em Odontopediatria também sou farmacologista, por isso preparei uma palestra com o uso de antimicrobianos em ambiente hospitalar, porque o dentista precisa ter essa informação para saber se os focos de infecção da boca do paciente, que já está tomando antibiótico por outros motivos, está relacionado com a proteção da saúde sistêmica dele. Quando você controla o foco de infecção e controla de maneira correta, vendo, interagindo com o médico, numa multidisciplinaridade, com o enfermeiro, com todos da equipe multi, o seu olhar é diferenciado. Porque você conhece o que está acontecendo, então você também auxilia o médico que não precisa prescrever mais nada, por exemplo”, explicou Baeder.
Para a coordenadora do serviço de Odontologia do Hospital Metropolitano, Raíres Chaves, o momento é bastante válido porque além de celebrar os profissionais foi um dia de muito aprendizado.
“É um dia muito importante e especial, mas também de aprendizado, pois trouxemos um dos maiores nomes da odontologia hospitalar que é o doutor Fernando Baeder”, ressaltou a coordenadora.
Já a coordenadora do serviço de Odontologia do Hospital do Servidor General Edson Ramalho, Andreia Medeiros, enfatizou que o evento reforça também a importância dos cuidados e a manutenção da nossa saúde bucal.
“Felizmente os três hospitais gerenciados pela PB Saúde dispõem de uma equipe de odontologia, com cirurgiões-dentistas que estão à disposição para oferecer essa assistência odontológica aos pacientes que estão internos, justamente mostrando a valorização da PB Saúde com a manutenção da saúde bucal do paciente durante a internação”, enfatizou Andreia.
Ela lembrou que a equipe de odontologia hospitalar atua em todos os níveis de atenção, oferecendo ao paciente o tratamento odontológico na unidade hospitalar já que ele não consegue se deslocar para tratar o incômodo da cavidade bucal ou até mesmo um tratamento necessário para a realização de um cirurgia de alta complexidade, à exemplo dos pacientes que vão realizar cirurgia cardíaca.
O cirurgião-dentista da pós-graduação em Odontologia Hospitalar da Faculdade COESP – Centro Odontológico de Estudos e Pesquisas – Vinicius Belém, afirmou que o tema abordado durante a palestra é de muita importância, pois é algo que está em constante atualização. Ele também destacou o cuidado que a PB Saúde tem com as unidades gerenciadas lhe chama muito a atenção.
“Eu sou de Recife e lá também tem um órgão administrativo para gerenciar os hospitais públicos, mas é de outro estado. E confesso que estou apaixonado pela PB Saúde por ver que é uma Fundação do próprio estado paraibano que gerencia os hospitais públicos daqui. Acompanho as redes sociais e percebo o cuidado e o carinho que a PB Saúde tem com as unidades”, confessou, Vinicius.
Vitória Jacinto que também faz pós-graduação em Odontologia Hospitalar na COESP, ressaltou que os ensinamentos transmitidos na palestra agregaram bastante em seus conhecimentos, principalmente por se tratar de um palestrante que é um profissional sem igual para ela.
Quem também esteve presente foi o Gestor da Educação Permanente e CIRAS do Hospital Metropolitano, Mário Toscano, e afirmou ser de extrema importância reconhecer que a saúde bucal faz uma grande diferença dentro do ambiente hospitalar para uma melhor assistência aos pacientes.
“É de conhecimento de todos que trabalham dentro dos hospitais que é fundamental termos medidas preventivas para evitar infecções, muitas vezes infecções hospitalares que podem comprometer definitivamente e de maneira muito deletéria qualquer perspectiva de sucesso no tratamento de um paciente. E a saúde bucal entra em todo esse contexto com importância central, porque a boca do paciente é tratada de forma adequada para evitar infecções”, disse o gestor.
Segundo a Diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Ilara Nóbrega, o Dia Nacional da Saúde Bucal e do Cirurgião-Dentista, convida a refletir sobre a importância da saúde bucal na qualidade de vida da população.
“É um momento para reconhecer o trabalho fundamental dos cirurgiões-dentistas, que nas unidades gerenciadas pela nossa Fundação se dedicam a promover a saúde e o bem-estar de todos. A saúde bucal vai além de um sorriso bonito, ela está intrinsecamente ligada à saúde geral do nosso corpo. Por isso, é essencial que continuemos a fortalecer o trabalho dos nossos profissionais, oferecendo um atendimento de qualidade, promovendo a prevenção e o cuidado aos nossos pacientes”, enalteceu Ilara.