Resgate aeromédico: paciente vítima de infarto vindo do Sertão em voo de menos de uma hora para o Hospital Metropolitano se recupera e agradece a equipe

em Aeromédico

“Um atendimento rápido é essencial para o tratamento adequado e sobrevida dos pacientes vítimas de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM)”, afirmou o médico capitão Guimarães, que atuou no resgate de mais um paciente vítima de infarto no sertão do estado, e que foi transferido em 55 minutos através da aeronave do Corpo de Bombeiros, pelo Grupo de Resgate Aeromédico (Grame), para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde – PB SAÚDE, o que por via terrestre seriam necessárias cerca de seis horas.

Como tempo é músculo, é vida, ao receber a demanda a Central de Regulação do Estado prontamente articulou com as equipes do Corpo de Bombeiros e Hospital Metropolitano, a transferência, e toda logística necessária para a viagem começou a ser estabelecida. O paciente José Luiz dos Santos, de 52 anos, morador da cidade de Piancó, relatou que no resgate ficou aflito, mas confiante ao ver o trabalho de todos os envolvidos.

“A gente que é do sertão não imagina que um dia podemos precisar de uma força de trabalho tão grandiosa como essa. Voar de avião para receber um atendimento num grande hospital, não passava nunca pela minha cabeça. Eu e minha família agradecemos pelo resto de nossas vidas a cada um que trabalha salvando vidas como a minha”, declarou emocionado o paciente, que segue internado na UTI Endovascular do Hospital Metropolitano, com alta prevista para enfermaria nas próximas 24h, em estado de saúde regular, consciente e orientado, sob acompanhamento médico e multidisciplinar.

Para este resgate, o 1º tenente Diego Grassi, enfermeiro do Corpo de Bombeiros, explicou que ao receberem a solicitação foi necessário a articulação com outras equipes da saúde. “Nós falamos com a equipe de pilotos e percebemos que a pista mais próxima a cidade de Piancó, onde o paciente estava, não tinha condições de pouso. Imediatamente entramos em contato com o hospital onde ele estava, que solicitou ao Samu de Itaporanga uma ambulância para levá-lo de Piancó até Patos, uma viagem de cerca de uma hora, que era exatamente o tempo que levaríamos de João Pessoa à Patos, no avião” descreveu.

Com a rota definida, o voo decolou do Aeroporto Presidente Castro Pinto em direção a Patos, ao mesmo tempo em que a ambulância saiu de Piancó, por volta das 13h. Durante o percurso, o paciente foi medicado e permaneceu com quadro de saúde estável e consciente. Tanto a ambulância quanto a aeronave chegaram ao mesmo tempo no Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres, em Patos. O paciente foi transferido da Unidade de Saúde Avançada (USA) do Samu para a aeronave Bombeiro 01, do Grame, e decolou junto à equipe de saúde por volta das 15h.

“Foi um voo tranquilo, o paciente se apresentou bastante estável, com a pressão regulada, acompanhamos todos os sinais dele e durante os 55 minutos de viagem, não houve nenhuma intercorrência”, disse o tenente Grassi. Além do enfermeiro, estavam na aeronave o comandante Nonato, o copiloto tenente R. Menezes e o médico capitão Guimarães.

Quando o avião Bombeiro 01 pousou no Aeroporto Castro Pinto às 15h55, uma equipe do Hospital Metropolitano já aguardava o paciente com uma ambulância. Imediatamente o homem foi transferido para o veículo e levado para o hospital, que fica próximo ao aeroporto. Ainda na sexta-feira, realizou um exame que confirmou o diagnóstico de IAM e imediatamente passou por uma angioplastia para implantação de um stent.

De acordo com o superintendente da Fundação PB SAÚDE, Daniel Beltrammi, ações como estas reafirmam o compromisso com a regionalização e os cuidados integrais em saúde de toda população paraibana.

Resgate aeromédico do Grame: O resgate aeromédico por meio do Grame teve início na Paraíba em novembro de 2021. A primeira paciente atendida foi uma idosa de 60 anos que foi trazida de Princesa Isabel ao Metropolitano. No mesmo mês aconteceu ainda o segundo resgate, também de Princesa Isabel,  e a repatriação de uma criança paraibana que estava internada em São José do Rio Preto, em São Paulo. Todas as missões foram realizadas com sucesso no Hospital Metropolitano.