Residentes das áreas médica e multiprofissional que atuaram no Hospital Metropolitano são formados pela Escola de Saúde Pública da Paraíba

 em Educação em Saúde

Dezenas de profissionais de saúde que atuaram nos programas de residência multiprofissional e médica no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde – PB SAÚDE, foram formados pela Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), em cerimônia que aconteceu no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, em João Pessoa, no último dia 28.

O evento contou com a presença do governador João Azevêdo, do secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, além de outros representantes da SES, da Comissão de Residência Médica (Coreme), da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), da ESP-PB, familiares e amigos dos formandos.

Entre os novos profissionais que receberam o certificado da residência estava Daniel Vicente de Siqueira Lima Júnior, que foi residente na neurologia do Hospital Metropolitano e representou a turma dele como orador. Ele destacou a importância da unidade hospitalar para o aprendizado durante o período em que participou do programa.

“Até poucos anos, mais precisamente até 2018, a Paraíba não contava com um hospital de alta complexidade, especializado em neurologia e cardiologia, e também não formava profissionais nessas áreas. Agora inauguramos uma nova etapa na residência médica destas áreas, tendo como casa o Hospital Metropolitano, que deu seus frutos advindos de uma semente plantada lá atrás. São formandos especialistas, comprometidos em exercer a humanização, aliando a alta densidade tecnológica com a aproximação das pessoas”, disse Daniel. 

Além dele, quem também representou a turma, só que na área de cardiologia, foi Fábio Fernandes dos Santos, que também ressaltou a capacidade técnica e profissional da unidade hospitalar. “Dispomos de um hospital mãe, com uma excelente estrutura física e equipamentos de ponta, referência nas áreas em que atua e também em transplante cardíaco pelo SUS. Eu estou feliz em ter escolhido o Metropolitano como local de residência e só tenho a agradecer”, disse. 

Para Paulo Lucena, que é gestor da área Clínica Neurológica do hospital e preceptor da área médica da residência, o Metropolitano já foi criado com a missão de ensinar e formar especialistas. “A formatura dessa primeira turma, mesmo tendo passado pela pandemia, foi fechada com chave de ouro para a gente, porque são profissionais que saem de alta qualidade, dentro de um serviço de alta complexidade. A prova disso é o êxito dos formandos, a exemplo de Daniel, que foi absorvido por uma faculdade como professor e também vai ficar por aqui como médico. Eles são a prova de que o estado da Paraíba hoje tem capacidade de formar profissionais de excelência dentro do SUS”, disse. 

Na ocasião, o governador João Azevêdo parabenizou os formandos e destacou a importância dos investimentos na qualificação profissional para oferecer um melhor atendimento à população. “Hoje é um dia de celebrar grandes conquistas e a realização de sonhos”, disse João, minutos após entregar o certificado à Iluska Cynthia Mariz Galvão, que foi residente multiprofissional no Hospital Metropolitano, na área de odontologia.

A cirurgiã dentista Andréia Medeiros, que é responsável técnica da Odontologia do hospital e tutora da área de Pacientes com Necessidades Especiais da residência clínica em odontologia, falou sobre a importância da residência. “A área de Odontologia Hospitalar é pouco explorada pelos cursos de graduação e pós-graduação, logo, temos poucos profissionais com essa habilitação formados na Paraíba. Assim, as atividades teóricas e práticas vivenciadas aqui na unidade permitiram que esses profissionais tenham competências, habilidades e atitudes para atender pacientes internos em hospitais de média e alta complexidade com ética, segurança, resolutividade e o compromisso com a saúde geral e bucal dos pacientes”, relatou.  

Já a diretora geral da ESP/PB, Vanessa Cintra, afirmou que os programas de residência da Paraíba alcançam todos os níveis de assistência do SUS, levando profissionais capacitados e pautados na necessidade da população. “Esse é um momento considerado histórico porque temos visto o aumento no número de pessoas que estão sendo especializadas pelo Governo do Estado. O ganho é para a população, no momento em que a gente consegue formar dentro do ambiente do SUS profissionais especialistas para trabalhar com a saúde da população, a exemplo de médicos cardiologistas, neurologistas e cirurgiões”, concluiu.

Novos residentes: Na quinta-feira (2), novos residentes da área médica foram recepcionados no Hospital Metropolitano. A nova turma é composta de seis residentes, que vão atuar, em duplas, na cardiologia, na neurologia e na clínica médica. Todos foram aprovados no processo seletivo do Programa de Residência Médica, oferecido pelo Governo do Estado, por meio da SES e da ESP-PB. 

Postagens Recomendadas