Tratamentos odontológicos auxiliam na recuperação de pacientes do Hospital Metropolitano

 em Campanhas

O Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março, reforça a importância de aumentar o compromisso das instituições em promover ações sobre educação em saúde e higiene bucal. Tendo em vista que as doenças bucais costumam estar associadas a outros problemas graves de saúde, os pacientes internados no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB SAÚDE), são acompanhados por profissionais de Odontologia e recebem tratamento e cuidados odontológicos durante a sua internação. 

Segundo a responsável técnica da Odontologia do Metropolitano, Andréia Medeiros, neste primeiro trimestre de 2023, mais de 20 pacientes cardíacos realizaram tratamento odontológico em bloco cirúrgico para adequação de meio bucal e, além disso, foram realizados mais de 2.500 procedimentos odontológicos. Ela ressalta que alguns pacientes já dão entrada no ambiente hospitalar com quadro infecciosos no tecido cardíaco associados a doenças bucais. A cirurgiã-dentista relatou que, apenas nesta semana, três pacientes que apresentaram endocardite bacteriana já foram atendidos pela Odontologia Hospitalar. 

“Ao ser solicitado avaliação odontológica, identificamos que estes pacientes apresentaram infecções na cavidade bucal, principalmente doença periodontal, com presença de cálculo dentário, bolsas periodontais e dentes com grande mobilidade. Este quadro aumenta o risco de desenvolver endocardites bacterianas, pois as bactérias envolvidas podem se disseminar pela corrente sanguínea da cavidade bucal para o coração do paciente, desenvolvendo infecções secundárias que comprometem a saúde geral”, explicou a responsável técnica da Odontologia. 

Esse foi o caso de Jailton Ribeiro, de 52 anos, que está internado no Metropolitano para realização de tratamento cardiológico. O paciente que reside no município de Santa Rita, soube que precisaria realizar a extração de três dentes, e ficou feliz em saber que todo o tratamento seria feito de forma gratuita na própria unidade. 

“Eu estou gostando muito do cuidado que estão tendo comigo aqui, vou resolver o meu problema do coração e ainda por cima ganhar um tratamento dentário, isso é o mesmo que um prêmio pra mim. Uma vez fui arrancar um único dente em um consultório e gastei 350 reais, aqui vou fazer tudo de graça. Na consulta, a odontologista me explicou como era importante fazer esse tratamento para que o meu problema do coração não volte a acontecer de novo depois da minha cirurgia”, relatou Jailton. 

Os pacientes que são atendidos no Hospital Metropolitano chegam à unidade por meio da central de regulação para realizar procedimentos de alta complexidade em neurologia, cardiologia e endovascular. Para avaliar a saúde bucal dos pacientes internos, os profissionais da Odontologia realizam atendimento por meio de busca ativa nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ou por solicitação de parecer médico e, quando os pacientes necessitam de tratamento odontológico, este é realizado em beira leito ou em bloco cirúrgico.

De acordo com a cirurgiã-dentista, Maria do Carmo, a boca abriga centenas de tipos de micro-organismos e qualquer alteração nas defesas orgânicas, em decorrência de processo inflamatório ou infeccioso, causa a multiplicação deles que, juntamente com uma dieta rica em açúcares e higiene bucal deficiente, pode desencadear agravos bucais como a cárie e a doença periodontal. 

“Os pacientes comprometidos sistemicamente que estão internos em unidades hospitalares são mais suscetíveis a esses problemas bucais. Dessa forma, o acompanhamento deles pelo odontólogo hospitalar e a adequação bucal eficiente contribui para prevenir a proliferação desses micro-organismos e o possível agravamento de sua condição sistêmica”, afirmou Maria do Carmo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 45% da população mundial sofre de algum tipo de doença bucal, seja cárie, aftas, periodontite, gengivite, halitose ou câncer bucal. A cirurgiã-dentista hospitalar, Thais Melo, ressalta que a negligência dos cuidados com a saúde bucal pode levar ao desenvolvimento e agravamento de patologias que afetam negativamente a qualidade de vida do indivíduo, podendo acarretar complicações sistêmicas capazes até mesmo de levar a um quadro de bacteremia ou sepse. 

Então, para garantir uma boa saúde bucal, seguem algumas dicas da Odontologia Hospitalar do Metropolitano que são essenciais para o dia a dia:

  • Escovar bem os dentes e usar o fio dental após cada refeição;
  • Escovar os dentes antes de dormir;
  • Usar creme dental com flúor;
  • Limpar a língua com escova de dente ou limpador de língua, para prevenir a saburra lingual;
  • Trocar de escova de dentes a cada três meses, ou em caso de resfriados, infecções orais e respiratórias;
  • Ter uma alimentação saudável, com uso racional do açúcar;
  • Evitar fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Ir ao dentista regularmente.
Postagens Recomendadas