A revista eletrônica Alta Complexidade (ISSN 2764-0833) é um produto idealizado e desenvolvido pela Assessoria de Comunicação do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires (Ascom-HM). Com publicações quadrimestrais a revista objetiva propagar as principais ações e acontecimentos referente ao Hospital Metropolitano, apresentando os casos inéditos, conquistas, números em assistência, inovações, humanização, dentre outros. Trata-se de um registro histórico dos trabalhos realizados na unidade de saúde.

O material é disponibilizado nos canais de comunicação interno e externo, como também no site institucional.

Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires
R. Roberto Santos Corrêa, S/N – Várzea Nova, Santa Rita – PB, 58319-000
Telefone: (83) 3229-9100

EDIÇÕES

V. 5 N. 1 (2023)

Ineditismo
Primeiro serviço de Hemodinâmica do Sertão da Paraíba é inaugurado em Patos

Humanização
pacientes pediátricos e adultos recebem a visita do Papai Noel no HMDJMP

Educação em Saúde
Mais de 20 trabalhos da PB Saúde são aprovados para a 1ª Mostra promovida pela ESP-PB

Abrir a revista completa

 

 

 

 

V. 4 N. 3 (2022)

Cineteca
Projeto multiprofissional traz nova rotina para crianças internadas por meio do cinema. A Cineteca foi implantada na brinquedoteca do HM e realiza sessões de filmes infantis quinzenalmente.

Ineditismo
Cateterismo pediátrico com cinco horas de duração, para o tratamento de uma coarctação da aorta salva a vida de um bebê de 11 meses.

Simulação realística
Inaugurado laboratório que vai permitir capacitação de colaboradores do HM e da PB SAÚDE por meio do uso de leitos, monitores, equipamentos, manequins e acessórios que simulam o atendimento em saúde.

Abrir a revista completa

 

V. 4 N. 2 (2022)

Nova Gestão
Hospital Metropolitano é a primeira unidade de saúde da PB a ser gerida pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde e vai recebe aprovados no 1º concurso da Fundação.

Ineditismo
O primeiro transplante cardíaco feito totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Paraíba aconteceu no Hospital Metropolitano.

Aniversário
Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires completa quatro anos de serviços prestados à população paraibana.

Abrir a revista completa

 

 

V. 4 N. 1 (2022)

Fonoaudiologia

Protocolo de Prevenção de Broncoaspiração do HM é destaque no Congresso Internacional de Fonoaudiologia.

Resgate Aeromédico
Grame começa a atuar na Paraíba e Metropolitano é o primeiro hospital a receber missões da UTI aérea.

Somos PB Saúde
Hospital Metropolitano é a primeira unidade de saúde da PB a ser gerida pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde e vai receber aprovados no 1º concurso da Fundação, ainda no primeiro semestre.

Abrir a revista completa

 

V. 3 N. 3 (2021)

Recorde
O Hospital Metropolitano atingiu a expressiva marca de mais de 1,2 mil cirurgias cardíacas realizadas, desde a inauguração em 2018.

Satisfação
Pesquisa mostra que usuários, pacientes e acompanhantes aprovam atendimento e serviços prestados pela unidade de saúde, registrando um índice de mais de 90%.

Recuperação Covid-19
Desde a abertura de leitos exclusivos para o tratamento da doença em março de 2020, o HM ofertou serviço especializado aos acometidos pelo novo Coronavírus, e registrou a expressiva marca de mais de 1400 altas.

Abrir a revista completa

 

V. 3 N. 2 (2021)

Pequenos Corações Salvos
Uma entrevista com a Dra. Lara Dantas, coordenadora da Cardiologia Pediátrica, falando sobre a cardiopatia congênita e as mais modernas técnicas de tratamento usadas no hospital.

Hospital Doador
Metropolitano realiza a primeira captação de órgãos de 2021 beneficiando dois pacientes da Fila Única da Central de Transplantes.

Fonoaudiologia
Equipe de fonoaudiologia atua integrada a outras áreas para garantir a melhor qualidade de vida dos pacientes.

Abrir a revista completa

 

 

V. 3 N. 1 (2021)

Aneurismas Cerebrais
Uma Entrevista com o neurocirurgião George Mendes, abordando as novas tecnologias e os mais modernos métodos para o tratamento de Aneurismas.

Arritmologia
A aplicação do método que estuda as alterações do ritmo cardíaco para melhorar a qualidade de vida dos paraibanos.

Equipe Multidisciplinar
Um balanço de 2020 com o número de atendimento e assistências

Abrir a revista completa

 

 

 

V. 2 N. 3 (2020)

Ampliação de Leitos
O Hospital dispôs de mais de 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento exclusivo de pacientes diagnosticados com a Covid-19. Além destes, foram abertos outros 31 leitos de enfermaria.

Primeiras Altas à Pacientes com Covid-19
Seis pacientes internos receberam alta hospitalar em 05 de maio 2020, após tratamento da Covid-19. Dentre eles, um idoso de 106 anos que driblou os prognósticos.

1ª Transfusão de Plasma Convalescente
Em 11 de junho 2020, a equipe da Agência Transfusional realizou a primeira transfusão de plasma convalescente compassivo para o tratamento da Covid-19.

Abrir a revista completa

 

V. 2 N. 2 (2020)

Centro de Trauma do Idoso
O primeiro serviço de traumato-ortopedia do idoso no Nordeste, com foco na humanização do cuidado, foi inaugurado em Fevereiro de 2020.

Visita Técnica: Habilitação em Transplante Cardíaco
Visita do representante da Câmara Técnica do Sistema Nacional de Transplante, com objetivo de credenciar o complexo hospitalar, para realizar transplante cardíaco adulto e pediátrico.

Primeira Captação de Órgãos de 2020
A primeira captação do ano realizada na unidade de saúde ocorreu em parceria com a Central de Transplante da Paraíba e do Distrito Federal.

Abrir a revista completa

 

 

V. 2 N. 1 (2020)

Referência no atendimento às vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC)
O Hospital Metropolitano é uma das poucas unidades de saúde pública do Brasil a realizar o procedimento de Trombectomia para tratamento da patologia.

Pioneirismo
Guiado por modernos equipamentos que emitem imagem em três dimensões (3D) dos vasos sanguíneos para o cirurgião, o Hospital Metropolitano realizou o primeiro cateterismo infantil no estado da Paraíba.

Neuro Inédito
A equipe de neurologia do Hospital Metropolitano realizou com sucesso a cirurgia de meningocele frontal em uma criança de apenas sete meses.

Abrir a revista completa

 

V. 1 N. 3 (2019)

Procedimento Cardíaco Inédito
TAVI – O procedimento consiste em colocar uma prótese no anel valva aórtica.

Menção Honrosa
Na 9ª Conferência Estadual de Saúde (CONFESP), o Hospital Metropolitano recebeu menção honrosa pelos trabalhos prestados à população da Paraíba.

Mais de 11 Mil Procedimentos no Primeiro Quadrimestre
O Hospital Metropolitano realizou nos quatro primeiros meses de 2019, 11.958 procedimentos. Os dados são do núcleo de Qualidade da Instituição de Saúde.

Abrir a revista completa

 

 

 

V. 1 N. 2 (2019)

1 ANO DE METROPOLITANO
O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, referência de alta complexidade em cardiologia e neurologia, adulto e infantil, no estado da Paraíba, completou um ano de inauguração.

Habilitação + 30 leitos
O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, assinou, em março deste ano, uma portaria para habilitação de 30 leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Treinamentos Metropolitano
Com o propósito de garantir aos assistidos surdos, na unidade de saúde, um atendimento humanizado, foi implantado, este ano, a capacitação em Língua de sinais.

Abrir revista completa

 

 

V. 1. N. 1 (2019)

Voo de Esperança
Uma bebê prematura, de apenas sete dias de vida, foi transferida por meio de helicóptero, do Estado do Ceará para tratamento cardiológico no Metropolitano.

Tecnologia
Primeira unidade pública de saúde da região Nordeste, que dispõem de um dos mais modernos equipamentos na área de neurocirurgias, o Microscópio Zeiss Pentero 800.

Projeto Novos Ares
Esse projeto permite que pacientes possam realizar exercícios fisioterapêuticos no ambiente externo, fora do leito de internação. Auxiliando em seu processo de recuperação.

Abrir a revista completa