Fundação PB Saúde aumenta capacidade de cirurgias cardiológicas e neurológicas no Hospital Metropolitano

 em Alta Complexidade

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde – PB Saúde, que gerencia o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade pertencente à rede estadual de saúde da Paraíba, passará a ofertar a partir do mês de novembro, 120 cirurgias cardiológicas a pacientes adultos que aguardam para realização de procedimento eletivo, e outras 60 neurológicas. Em termos percentuais, o aumento mensal representa mais de 150% no número de procedimentos já realizados na unidade.

De acordo com o diretor superintendente da PB Saúde, Ari Reis, o complexo hospitalar que é referência para as patologias cardíacas e neurológicas, atende a população de mais de 200 municípios paraibanos. De janeiro a outubro deste ano, somente na área cardiológica, 40 pacientes realizaram procedimentos cirúrgicos no Metropolitano, e agora serão 120, o número de beneficiados por mês.

“Nós estamos mais do que dobrando a capacidade de atendimento aqui no Metropolitano, e desse modo, reduzindo o tempo de espera por cirurgias cardíacas e neurológicas eletivas em todo o estado. Nossas equipes trabalham incansavelmente para aprimorar os serviços de saúde e contribuir para o avanço da assistência pública na Paraíba, reafirmando o compromisso em valorizar a vida e proporcionar aos usuários do SUS a integralidade, equidade e universalidade a que eles têm direito”, pontuou o gestor.

Segundo o diretor técnico do Metropolitano, Matheus Agra, é relevante destacar que as cirurgias cardíacas e neurológicas são, em sua maioria de alta complexidade, e duram em média 8 horas para realização. “Aqui tratamos diariamente tumores de base de crânio, realizamos cirurgias de revascularização do miocárdio, implantes de marcapasso, troca de valva mitral e troca de valva aórtica, enfim, procedimentos que mudam a vida do paciente e buscam devolver a eles a melhor qualidade de vida possível”, afirmou.

Referência – O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires é referência em Alta Complexidade em Cardiologia na Paraíba. Atende pacientes com cardiopatias congênitas e outras patologias, sendo a maioria deles submetidos a procedimentos cirúrgicos. Conta com profissionais altamente capacitados – incluindo cirurgiões cardiovascular, arritmologistas, cardiologistas clínicos e intensivistas em UTI – além de uma estrutura exclusiva de atendimento ambulatorial e internação. O serviço é o primeiro do estado 100% SUS habilitado para realizar o transplante de coração, sendo o 5º hospital público do país habilitado para fazer transplante de coração pediátrico.

Postagens Recomendadas