Hospital Metropolitano celebra Dia Nacional de Segurança do Paciente com entrega de certificados e acendimento de luzes laranja

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Desde 2013 que no dia primeiro de abril comemora-se o Dia Nacional de Segurança do Paciente. Para celebrar a data, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde e pertencente à rede estadual, entregou certificado de reconhecimento para os gestores e colaboradores da unidade hospitalar, bem como o acendimento de luzes laranja na recepção principal, simbolizando a data. 

O evento contou com a participação do diretor geral da Agência Estadual de Vigilância Sanitária ( Agevisa), Geraldo Menezes, e da coordenadora do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente da Agevisa, Polianna Estrela. Geraldo Menezes ressaltou que “o Hospital Metropolitano tem sempre se dedicado, tem buscado o melhor para o seu núcleo de segurança do paciente e por isso é certificado pela Anvisa e pela Agevisa. Mas é uma cultura que tem que ser todo dia massificada. Até na troca de plantões é importante que se trate do assunto segurança do paciente para evitar eventos adversos. E o Hospital Metropolitano tem buscado em suas metodologias diminuir cada vez mais esses índices de eventos adversos e a gente fica feliz”, pontuou Geraldo. 

Conforme explicou a enfermeira do NSP, Aleqsandra Paula, são seis as metas de segurança que compreende: identificação correta do paciente; comunicação efetiva; melhorar a segurança dos medicamentos; cirurgia segura; higienizar as mãos para evitar infecções; reduzir o risco de quedas e lesão por pressão. E como forma de reconhecer e incentivar os colaboradores, aqueles que se destacaram no cumprimento das metas receberam o certificado de reconhecimento. 

Na oportunidade, o  diretor técnico da unidade, Matheus Agra, enfatizou que a segurança do paciente é uma responsabilidade muito grande e por isso a importância dos colaboradores buscarem sempre o aperfeiçoamento. Ele também reforçou a importância de informar sobre possíveis falhas para que possam ser corrigidas, pois a gestão só tem como solucionar algum problema se ela tiver ciência. 

Para a diretora-geral do Hospital Metropolitano, Louise Nathalie, o trabalho executado para garantir a segurança do paciente é desenvolvido diuturnamente e faz com que o hospital seja certificado pela Anvisa e Agevisa. “Nosso trabalho é intensivo e agradeço ao Núcleo de Segurança do Paciente e todos os colaboradores que estão em constante aperfeiçoamento, fazendo com que o hospital cumpra todos os critérios e metas”, agradeceu Nathalie. 

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