Hospital Metropolitano realiza terceira edição do projeto “Palavras que Curam” e cartas podem ser enviadas até 18 de agosto

 em Humanização

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação PB SAÚDE, lançou a terceira edição do projeto “Palavras que Curam”, que visa promover uma corrente de bons pensamentos, com envio de mensagens de incentivo aos profissionais da saúde, focadas, principalmente, na gratidão à estes que trabalham com todo cuidado e dedicação para zelar pela saúde de quem mais precisa. Além dos pontos físicos para coleta distribuídos na instituição, às cartas também podem ser destinadas para o e-mail: palavrasquecuramhm@hotmail.com.

 

O projeto desenvolvido pelas equipes de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, teve sua primeira edição em 2019 e foi voltada à escrita de cartas aos pacientes, a fim de motivá-los e ajudar no processo de recuperação. Na segunda edição, em 2020, viu-se a necessidade de direcioná-lo aos profissionais de saúde que estavam atuando no período de pandemia, contando com a adesão da sociedade em geral, e alunos de escolas públicas e particulares da Paraíba. Neste ano, a temporada abordará os novos profissionais concursados pela PB SAÚDE, objetivando integrar e motivar aos novos desafios.

 

Segundo a coordenadora de Terapia Ocupacional do Metropolitano, Renata Gomes, trabalhar na área da saúde é também precisar lidar, em seu convívio diário, com cargas de estresse recorrentes. “A dor, a perda e o sofrimento fazem parte do cotidiano dentro de um hospital, principalmente em uma unidade de alta complexidade como é o caso do Metropolitano. Quem está doente sabe a importância de um cuidado integral, de sentir-se seguro e acolhido, por isso queremos motivar esses profissionais e ajudá-los a continuar prestando uma assistência segura e necessária continuamente”, descreveu.

 

Simone Lins, responsável técnica da Fonoaudiologia que está envolvida no projeto, pontuou que no dia 04 de agosto será realizada a entrega das cartas aos profissionais. “Faremos um momento de entrega dessas cartas e também teremos homenagens surpresas de voluntários e ex-pacientes que estão abraçando a campanha. E ainda posteriormente, aqueles que não forem contemplados no momento conosco, serão homenageados em seus locais e dias de plantão”, afirmou.

 

“A mensagem é esta: seja paciente, acompanhante, ou alguém que teve um membro da família internado conosco, ou simplesmente que sabe da importância do trabalho dos profissionais de saúde, escreva sua carta, e nos encaminhe. Ficaremos felizes em semear esse cuidado”, endossaram as coordenadoras do Serviço Social e Psicologia, Carmen Lúcia e Vaneide Delmiro, que integram o projeto.

 

Palavras que Curam: O projeto já foi destaque no 28º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e no 5º Congresso Líbero Americano da área. As abordagens realizadas pelas duas edições oportunizaram cerca de 200 pacientes, e mais de 800 profissionais da instituição.

 

Postagens Recomendadas