Hospital Metropolitano recebe habilitação do Ministério da Saúde em 30 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva Coronariana

 em Alta Complexidade

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires recebeu, nesta quarta-feira (27), a habilitação em 30 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva Coronariana (UCO) Tipo III. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e assinada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. 

Com a habilitação fica estabelecido um recurso do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo de Atenção Especializada, no valor anual de R$ 7.884.880, a ser incorporado ao Grupo de Atenção de Média e Alta Complexidade (MAC) do Estado da Paraíba. Este recurso é destinado ao programa de trabalho do Hospital Metropolitano, com finalidade de custear quaisquer ações e serviços de média e alta complexidade para atenção à saúde da população, desde que garantida a manutenção da unidade.

O Fundo Nacional de Saúde vai adotar as medidas necessárias para a transferência, regular e automática, do valor ao Fundo Estadual de Saúde da Paraíba, em parcelas mensais. 

Segundo Rafaella Marinho, gerente executiva de gestão das linhas de cuidado da PB Saúde, a conquista da habilitação reflete o comprometimento da Fundação em buscar constantemente melhorias em todos os nossos serviços e unidades gerenciadas. “Estamos empenhados em obter novas habilitações em diversas áreas da saúde, buscando sempre a excelência e a expansão do acesso aos cuidados em nosso estado”, disse.

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, com sede em Santa Rita, é uma unidade de alta complexidade referência em Cardiologia, Neurologia e Endovascular. A unidade é gerenciada pela PB Saúde, ofertando serviços de saúde de forma universal, igualitária e gratuita, sob a regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), seguindo os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Em junho de 2020, recebeu o credenciamento para a realização de transplante cardíaco pelo Ministério da Saúde. Até março de 2023, já foram realizados seis transplantes cardíacos na unidade. Em março de 2023, o Metropolitano se tornou o hospital coordenador do programa Coração Paraibano, destinado ao atendimento ágil de pacientes com problemas cardíacos, principalmente vítimas de infarto agudo do miocárdio.

Postagens Recomendadas