Hospital Metropolitano recebe visita técnica de equipe do Hospital da Mulher e compartilha experiência em transplantes
O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires (HMDJMP), gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), recebeu, nesta terça-feira (18), a equipe do Hospital da Mulher D. Creuza Pires, da rede estadual, que está em fase de preparação para implantar os serviços de transplante renal e hepático. A visita teve como objetivo conhecer, na prática, o funcionamento de um serviço já consolidado, uma vez que o HMDJMP é referência em transplante cardíaco na Paraíba.
Na ocasião, a equipe visitante pôde acompanhar de perto toda a estrutura que envolve o processo de transplantes realizados no Hospital Metropolitano, desde a organização multiprofissional, passando pelos fluxos assistenciais e administrativos, até os aspectos de segurança e qualidade que garantem resultados positivos aos pacientes.
“Essa visita foi de muita importância, onde foi visto nossos fluxos, como funciona nosso processo de transplante, fortalecendo a troca de experiência e contribuindo para que mais pacientes tenham acesso a tratamento de alta complexidade. Quem ganha são os pacientes, porque mais serviços se tornam capacitados para oferecer transplante com segurança e qualidade no nosso estado”, destacou Patrícia Monteiro, coordenadora do Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) para Transplante do Hospital Metropolitano.
Para Brenda Farias, enfermeira coordenadora de Transplante do Hospital da Mulher, a troca foi essencial neste momento de construção do novo serviço.
“Como estamos montando esse serviço totalmente do zero, essa visita foi extremamente importante para que pudéssemos compreender a rotina, os fluxos e, principalmente, aquilo que realmente funciona e o que não funciona, de um serviço transplantador consolidado. Então o que levamos da visita foi o aprendizado para construir um atendimento de qualidade e acolhedor para os nossos pacientes”, afirmou.
Desde 2019, a Paraíba tem avançado de forma consistente na política de doação de órgãos e transplantes, com investimentos em capacitação profissional, fortalecimento do serviço nas unidades hospitalares e a aquisição de duas aeronaves, utilizadas para auxiliar na logística de transporte de equipes e órgãos.
O Hospital Metropolitano, inaugurado em 2018, é a única unidade da rede pública da Paraíba habilitada para realizar transplante cardíaco adulto. O serviço conta com uma equipe experiente, estrutura moderna e uma rede articulada com a Central Estadual de Transplantes, o Corpo de Bombeiros, a rede hospitalar e os órgãos de gestão estadual. Em 2025, já são oito transplantes cardíacos, de um total de 19 transplantes cardíacos realizados na história do hospital.


