Hospital Metropolitano recebe visita técnica do Sistema Nacional de Transplante para habilitação em Transplante Cardíaco

 em Geral

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, recebeu na manhã desta terça-feira (17), a visita do representante da Câmara Técnica do Sistema Nacional de Transplante. O objetivo, foi credenciar o complexo hospitalar, para realizar transplante cardíaco adulto e pediátrico, transformando o Hospital Metropolitano na primeira instituição pública de saúde na Paraíba a realizar transplante.

Durante a visita técnica, o representante da Câmara Técnica do Sistema Nacional de Transplante, Dr. Fernando Figueira, tomou conhecimento de que maneira serão realizados os procedimentos relativos ao transplante, a atuação das equipes envolvidas e toda infraestrutura disponibilizada. “Como vistoriador, estou muito satisfeito com o que encontramos aqui. O Hospital preenche todos os requisitos técnicos, seja do ponto de vista profissional, operacional e de instalações físicas, para que esse projeto, em que torna a Paraíba um estado cada vez mais transplantador, se concretize”, afirmou.

Diante do exposto, Dr. Fernando Figueira pontuou ainda, as etapas para Habilitação. “O Metropolitano já realizou a primeira etapa, com o envio de documentação, na qual foi aprovado, o que permitiu que houvesse essa vistoria, hoje. Estamos concluindo de forma positiva, e produziremos um documento que será assinado pela Central de Transplante da Paraíba e a Central de Transplante de Brasília, em sequência, encaminhado para o gabinete do ministro da saúde, que assinará. Em torno de três semanas será publicado no diário oficial, finalizando todo o processo”, acrescentou.

O diretor-geral do Hospital Metropolitano, Antônio Pedrosa, que também é médico transplantador, pontuou sua experiência com o transplante e o resultado da visita técnica realizada. “Há 10 anos o Estado da Paraíba teve uma equipe de transplante, na qual eu fazia parte, realizamos seis transplantes cardíacos e parou. Graças a atuação e visão do secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, retomamos as atividades no ano passado, contudo, foram transplantes pelo SUS, mas em instituições privadas. Então, viu-se a necessidade de trazer o transplante cardíaco para uma instituição pública. Como diretor desse hospital e também cirurgião, ficou feliz em viver esse momento, e poder contribuir para essa história de avanço na saúde pública da Paraíba” expressou.

Estavam presentes na visita técnica, a diretoria colegiada do Hospital Metropolitano, e coordenadores médicos, e representantes da Central de Transplante da Paraíba. O diretor da Central, Luiz Gustavo de Barros, falou sobre a ocasião. “Esse é um momento muito importante para a Paraíba. Crescemos em doação de órgãos e realização de transplantes no país. Em 2019, foram realizados dois transplantes de coração. As perspectivas para esse ano, no avanço do transplante, inclui a habilitação do Metropolitano, sinto que já avançamos, em mais um passo” comemorou.

Os candidatos à transplante cardíaco, já contam no Metropolitano com atendimento ambulatorial, todas às segundas-feiras. Um especialista na área da cardiologia realiza semanalmente as consultas pré agendadas, por meio do Sistema de Regulação do Estado. Serviços e assistência qualificada que beneficiam os usuários que utilizam o Sistema Único de Saúde na Paraíba.

Postagens Recomendadas