Hospital Metropolitano registra 3ª doação de multiórgãos de 2023 na unidade

 em Transplantes

Na noite da última quarta-feira (16), a vida de três pessoas que aguardavam na fila do transplante na Paraíba foram transformadas graças a doação de múltiplos órgãos, registrada pela Central estadual de Transplantes no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde). Essa é a terceira doação de multiórgãos registrada no Hospital Metropolitano em 2023 e a 22ª registrada pela Central estadual de Transplantes em todo o estado.

O paciente doador era um homem de 51 anos, que morreu vítima de Acidente Vascular Isquêmico. A morte encefálica foi constatada após aplicação de rígido protocolo, definido pelo Conselho Federal de Medicina, realizado com a execução de dois exames clínicos, um teste de apneia e um exame complementar comprobatório. 

Em homenagem ao gesto da família, os colaboradores do Metropolitano realizaram o ‘cortejo da vida’, que é um corredor humano formado durante a passagem do paciente da UTI para o bloco cirúrgico. Cantando uma oração, os colaboradores e também alguns familiares de outros pacientes da unidade, aplaudiram o doador.

Para a diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, os resultados e números conquistados pela Paraíba, refletem os investimentos realizados através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a realização de educação permanente com os profissionais da equipe, e principalmente pela sensibilidade da família com autorização familiar.

“Os números que temos alcançado são positivos graças ao total apoio que temos recebido da Secretaria de Saúde, viabilizando melhorias na estrutura para o êxito das doações, e as constantes capacitações que nossa equipe tem participado. Outro ponto fundamental é a compreensão das famílias que entendem que aquele gesto vai salvar outras vidas”, enfatiza.

Para fazer o transporte dos órgãos até o hospital transplantador, as equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal foram essenciais para garantir a abertura das vias e a agilidade no trânsito.

Em 2023 a Paraíba já registrou a realização de 160 transplantes e ainda aguardam na fila de doação, 471 paraibanos.

Desde novembro de 2018, o Hospital Metropolitano tornou-se um hospital doador, realizando, desde então, a captação de múltiplos órgãos para transplante, tais como: córneas, rins e fígado, que já beneficiaram pacientes que estavam na Fila Única da Central de Transplante. Em setembro de 2019, a unidade recebeu o certificado de “Amigo do Transplante”, título que enfatiza o compromisso em promover ações que incentivam a doação de órgãos.

Referência em cardiologia e neurologia, o Metropolitano recebeu o credenciamento para realização do transplante cardíaco em junho de 2020. Desde então, foi implantado na unidade o Ambulatório de Transplante, para atendimento a pacientes candidatos ao procedimento. Além do transplante em adultos, o Metropolitano tornou-se o 5º hospital público do país habilitado para fazer transplante de coração pediátrico. 

Em 26 de março de 2022, a unidade hospitalar realizou o primeiro transplante cardíaco 100% SUS pela Paraíba. O paciente beneficiado foi um homem de 60 anos, que recebeu um novo coração de um jovem de 20 anos. Em 2023, já foram realizados mais quatro transplantes cardíacos 100% SUS, em janeiro, abril, maio e julho. 

 

Postagens Recomendadas