Maio Amarelo: Hospital Metropolitano promove ações de conscientização para segurança no trânsito

 em Campanhas

O mês de maio é destinado a realização da campanha ‘Maio Amarelo’ que é um movimento criado com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo. Com o objetivo de conscientizar seus colaboradores, a equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, pertencente à rede estadual de saúde e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), realizou algumas ações na manhã da última terça-feira (21).

Segundo o técnico de segurança do trabalho, Adriano Oliveira, foram realizadas algumas dinâmicas, distribuição de folders e uma apresentação digital mostrando a importância da campanha e chamando a atenção sobre os altos índices de acidente no trânsito bem como a importância de levar em pauta esse tema para a sociedade, para as entidades públicas e privadas, inclusive para os colaboradores da PB Saúde.

“Esse ano de 2024 a campanha tem como tema ‘Paz no Trânsito começa por Você’, então realizamos uma dinâmica social que teve como tema ‘Com quem você está negociando a sua segurança’, falando sobre a segurança em ser o trabalhador e a segurança no trânsito, em que reforçamos que a segurança é sempre prioridade nas nossas vidas. Mas na verdade a gente acaba negociando a segurança com a produção, de querer produzir mais, fazendo as atividades mais rápidas e acaba negociando a segurança, quando ela é inegociável. Como por exemplo, quando saímos de casa para o trabalho atrasado e negociamos a segurança com o tempo quando passamos na sinalização vermelha, ou aumentamos o excesso de velocidade para poder chegar a tempo e no final das contas negociamos nossa segurança com o tempo”, explicou Adriano. 

De acordo com o Ministério dos Transportes, as campanhas do Maio Amarelo iniciaram em 2014 no Brasil e unem o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil no propósito de discutir e criar estratégias voltadas à segurança viária e a construção de vias e espaços mais seguros e ambientalmente sustentáveis. Para Jefferson Batista, técnico de segurança do trabalho, as ações realizadas no Hospital Metropolitano são importantes para estimular a conscientização dos colaboradores. 

A diretora do Metropolitano, Louise Nathalie, enfatizou a importância dessa conscientização dos colaboradores, uma vez que a sua maioria transitam diariamente pela BR-230, uma via que acontece muitos acidentes de trânsito. “Despertar essa consciência de um trânsito seguro em nossos colaboradores é também uma forma de cuidar e zelar pela vida de cada um deles, que cotidianamente se dedicam em oferecer o melhor trabalho ao nosso hospital. Muitos colaboradores moram em João Pessoa, em municípios próximos e cotidianamente trafegam pela BR-230 e outras estradas. Então, é preciso essa consciência de um trânsito seguro a fim de evitarmos qualquer tipo de acidente”, pontuou Nathalie. 

 

  

Postagens Recentes