Novembro Azul: Hospital Metropolitano realiza palestra e oferta exame preventivo aos colaboradores

 em Campanhas

Procurar os serviços de saúde de maneira preventiva ainda não é um hábito para a maioria dos homens. Para mudar essa realidade, e em alusão à campanha nacional Novembro Azul, nesta segunda-feira (21), foi realizada no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação PB SAÚDE, uma palestra sobre saúde do homem e, até a sexta-feira (25), os colaboradores acima de 40 anos podem realizar de forma gratuita o exame PSA (Antígeno Específico da Próstata) na unidade hospitalar.

Intitulada “O que o homem precisa saber sobre saúde”, a palestra ministrada pelo urologista Emerson Medeiros teve início às 14h e foi direcionada aos colaboradores do sexo masculino que atuam no Metropolitano. De acordo com o médico, o foco da apresentação foi alertar os homens das patologias e dos cuidados que precisam ter com a saúde ao longo dos anos. 

Embora a expectativa de vida dos homens tenha aumentado entre os anos 2000 e 2018, segundo dados levantados pelo Ministério da Saúde, a população do sexo masculino ainda vive, em média, 7 anos a menos que a do sexo feminino. Essa situação acontece, especialmente, pela baixa adesão dos homens a hábitos de vida saudáveis, o que inclui o acompanhamento médico preventivo. Como consequência, eles têm mais chances de diagnosticar as doenças em uma fase mais evoluída, o que reduz, consideravelmente, as chances de um prognóstico favorável.

“Diferente da mulher, que quando sai do pediatra já procura acompanhamento com a ginecologista, os homens não costumam ter acompanhamento nenhum. Por isso que muitas vezes, quando encontramos os homens, por volta dos 40 anos, precisamos fazer uma bateria de exames”, disse o médico.

Diante deste cenário, a coordenadora do Serviço de Saúde Ocupacional, Hérika Farias, realizou uma busca ativa de colaboradores do sexo masculino, passando pelos setores e convidando os funcionários a comparecer à palestra e realizar o exame PSA que está sendo ofertado na unidade. A programação do Novembro Azul no Metropolitano está sendo organizada pela Saúde Ocupacional, junto com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e o Recursos Humanos.

“As atividades desta semana são justamente para sensibilizar os homens. Como forma de promover a atenção à saúde dessa parcela da população, e principalmente, o incentivo para que os colaboradores se conscientizem sobre a importância de buscar atendimento médico preventivo do câncer de próstata, estamos oportunizando aos colaboradores acima de 40 anos, durante esta semana, o exame PSA.  Além disso, eles também vão contar com o atendimento médico especializado feito pelo urologista Emerson Medeiros, que está realizando consultas e orientações àqueles colaboradores que apresentarem alterações clínicas”, explicou a gestora.

Segundo Emerson Medeiros, dependendo da idade do paciente, os homens já devem começar a fazer exames rotineiros. “Quando se está no início da vida sexual, é necessário fazer os exames preventivos para as ISTs. Se tem algum antecedente familiar de cálculo renal, por exemplo, deve-se fazer acompanhamento regular para esta doença”, disse. 

Além desses exames, a partir dos 40 anos, os homens já devem ligar um alerta para iniciar os exames de check-up que podem identificar problemas de saúde na próstata. “Para quem tem histórico na família, a idade de se fazer o exame anual do PSA começa aos 40. Para quem não tem histórico familiar, estes exames devem começar a ser feitos anualmente a partir dos 45 anos”, disse Emerson.

O urologista destaca ainda cuidados que são essenciais para manter a saúde do homem em dia, ao longo da vida. “Existem vários pilares de cuidados que os homens podem tomar, mas vou citar quatro muito importantes: a prática de exercícios regulares, ter uma dieta equilibrada, reduzir os vícios como álcool, cigarro, entre outros, e ter consultas regulares com os médicos. Se os homens fizerem isso, vão ter uma sobrevida maior, além de qualidade de vida melhor no envelhecimento”, completou. 

O Diretor Hospitalar do Metropolitano, Adriano Sousa, também discorreu sobre a necessidade de os homens procurarem cuidar da saúde desde cedo. “É preciso criar a cultura de realizar check-ups frequentes, não só no urologista, quando chegar aos 40, assim é possível ter a saúde em dia e os problemas tratados desde cedo”, disse.

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem: O Ministério da Saúde implementou, em 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Um dos principais objetivos é promover ações de saúde que contribuam para a compreensão da realidade singular masculina e propiciar um melhor acolhimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Postagens Recomendadas