Segurança do Paciente: Laboratório de Tecnologia Assistiva do Hospital Metropolitano cria coxins para ajudar na prevenção de Lesão Por Pressão

em Inovação

Para realizar um tratamento de patologia de alta complexidade no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, os pacientes necessitam, em sua maioria, passar por períodos prolongados de internação, condição tal que pode provocar, entre outros, problemas circulatórios e dermatológicos, a exemplo da Lesão Por Pressão (LPP).

Foi com o objetivo de implementar ações preventivas para LPP e reduzir o risco de edema/dor nos pacientes internosque a equipe de Terapia Ocupacional em parceria com a equipe de Enfermagem, por meio do Laboratório de Tecnologia Assistiva, realizou a confecção e entrega de kits de coxins para posicionamento no leito, refletindo na melhoria da qualidade de vida dos assistidos.

Internada há cerca de um mês na instituição para tratamento cardiológico, a aposentada Maria Vicente, 82 anos, foi uma das primeiras contempladas com o novo recurso. A filha, Geovana Santos, agradeceu a equipe pelo cuidado. “Minha mãe passou pela UTI, que já ficava deitada por um longo tempo, e graças a Deus e a equipe, saiu de lá sem nenhuma lesão, agora que está na enfermaria, eu com a ajuda das enfermeiras, continuamos cuidado dela, e essas almofadas sem dúvidas vai ajudar nesse processo de prevenção. Sou agradecida ao trabalho de toda equipe”, declarou.

De acordo com a coordenadora da Terapia Ocupacional, Renata Gomes, os kits são compostos por 5 peças, destinando-se à prevenção das lesões nas regiões que incluem quadris, cotovelos, ombros, a parte traseira, tornozelos, calcanhares e cabeça. “Criamos os coxins de diferentes dimensões moldáveis, confeccionadas com material do tipo casca de ovo, e para cobertura, foi utilizado um material impermeável que proporciona a higienização e reutilização por um tempo prolongado”, explicou a terapeuta.

A fase de desenvolvimento dos coxins percorreu em torno de dois meses, segundo a terapeuta Wendy Chrystyan, que também afirmou que durante o processo foram considerados os fatores de ergonomia, baixo custo e reutilização. “Desenvolvemos o produto atentando para medidas do uso confortável, e principalmente respeitando os aspectos antropométricos do paciente em escala padrão de pacientes adultos; E, utilizamos recursos acessíveis, projetando-os em materiais de fácil esterilização para prevenir a propagação de infecções”, pontuou uma das responsáveis pela confecção.

Para a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e Comissão de Pele, Adellucia Silva, que também esteve envolvida no processo de criação dos coxins, a iniciativa além de contribuir para redução de lesões por pressão, trará conforto e bem-estar ao paciente. “Respeitando os princípios anatômicos e protegendo as zonas de proeminência ósseas, já possuímos o bundles de lesão por pressão, uma ferramenta que auxilia no posicionamento do paciente no leito. Os coxins vem para somar a essa iniciativa, e assim, evitar a sobrecarga das zonas de fricção e surgimento de LPPs, proporcionando ao paciente bem-estar”, frisou.

Já o presidente do Núcleo de Segurança do Paciente, do Metropolitano, Bruno Brito, expôs outras estratégias associadas à Segurança do Paciente, que vêm sendo implantadas na instituição. “Recentemente mudamos as pulseiras de identificação, com o objetivo de tornar mais seguro o processo de cuidado e assistência; também por meio da equipe de Fonoaudiologia fundiu-se o Protocolo para Prevenção de Broncoaspiração, há 6 meses, com resultados satisfatórios. Essas e outras ações seguem as recomendações do programa Nacional de Segurança do Paciente que propõe um conjunto de medidas para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde”, concluiu.

Dia Mundial da Segurança do Paciente – Npróximo dia 17 de setembro, será celebrado na instituição a data que tem o objetivo de conscientizar profissionais de saúde, gestores e sociedade civil sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde. Ao longo do dia, haverá abordagens com as equipes, pacientes e acompanhantes. Além disso, a fachada do Hospital se encontra iluminada na cor laranja, alusiva ao tema.