Adolescente em tratamento neurológico comemora aniversário de 13 anos com bolo e sorvete no Hospital Metropolitano

em Humanização

Um adolescente de 13 anos comemorou o aniversário de uma forma diferente e humanizada nesta quinta-feira (20). Antônio Augusto Noel Davi está internado na enfermaria pediátrica, há pouco mais de um mês, para um tratamento neurológico no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), e queria realizar o desejo de tomar um sorvete.

Só que a festa de Antônio foi bem maior do que ele esperava, uma vez que a Comissão de Humanização do hospital planejou também uma festinha, com direito a bolos, presentes e convidados, na brinquedoteca da enfermaria. “A ideia foi proporcionar um momento de descontração, durante esta fase difícil que estas crianças e adolescentes estão passando, que é a hospitalização. Então foi bastante gratificante poder trazer alegria, distração, principalmente no dia do aniversário”, disse Janielly Fernandes, psicopedagoga da unidade hospitalar.

Para que tudo ocorresse em segurança, sem interferir no tratamento do paciente, a equipe multidisciplinar, composta de integrantes dos setores de fisioterapia, serviço de controle de infecção hospitalar (SCIH), nutrição, pediatria, enfermagem, psicologia, direção, serviço social e psicopedagogia, montou um cronograma onde ele teria um momento com as outras crianças, na brinquedoteca, e que poderia visitar a lanchonete do hospital para tomar o tão sonhado sorvete.

O paciente aprovou a iniciativa. “Foi muito bom ter esse acolhimento das pessoas que fazem parte do hospital. Foi uma experiência muito boa e eu estou feliz por isso. Fazia tempo que não tomava um sorvete!”, disse Antônio Augusto.

A mãe de Antônio, Maria José Noel da Silva, contou que tem fé na recuperação do filho. A família mora em Belém, no Brejo paraibano, e não vê a hora do adolescente voltar para casa. “Eu estou todos os dias aqui para falar com ele, mas quando chego em casa, choro, de saudade. Mas tenho muita fé que em breve ele vai estar conosco no convívio diário, e tenho certeza que o cuidado que ele está tendo aqui vai ser fundamental para a recuperação dele”, relatou.

Para a diretora geral do Hospital Metropolitano, Louise Nathalie, o cuidado é uma das missões da unidade hospitalar. “É importante lembrarmos que o acolhimento é um dos pilares fundamentais da nossa instituição, e a realização de pequenos desejos como este pode fazer toda a diferença na experiência de internação dos nossos pacientes. A nossa missão, além de tratar os pacientes, é dar carinho e cuidar”, contou.

Já a coordenadora da assistência social, Carmen Lúcia, destaca a importância deste tipo de atividade para a recuperação dos pacientes. “Durante o processo de internação, as crianças e adolescentes enfrentam uma série de desafios e perdas, como a distância da escola, da família e do ambiente comunitário. Por isso, hoje é um dia especial para o paciente, pois ele pediu, desejou e sonhou com esse momento de celebração, mesmo estando em processo de tratamento de saúde.”

Jucelene Cardoso, coordenadora de Recursos Humanos e membro da comissão de humanização, agradeceu a todos os integrantes da comissão e da equipe multidisciplinar pela realização do ato. “Estou muito feliz em poder dividir esse momento especial com Antônio e todos vocês. A experiência dele como paciente vai ser memorável, e que seja nossa força motriz para mais e mais atividades, pois as pessoas esquecerão os remédios que tomaram, esquecerão as refeições, esquecerão até da dor que sentiram…mas jamais esquecerão da forma como foram tratadas”, concluiu.