Ambulatório do Hospital Metropolitano registra mais de 19 mil atendimentos em 2023

 em Geral

Em 2023, foram realizados 19.278 mil atendimentos no ambulatório do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires. Esse quantitativo representou um crescimento de mais de 62% na quantidade de consultas realizadas, que somaram um total de 15.792 mil. Além das consultas, no ambulatório da unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB SAÚDE) são realizados os exames de eletroencefalograma, eletroneuromiografia, holter e ergometria que também registraram um crescimento relevante de mais de 64%, com 3.486 mil exames. 

De acordo com a coordenadora do Ambulatório do Hospital Metropolitano, Patrícia Monteiro, os atendimentos e exames ambulatoriais são disponibilizados à população paraibana de segunda a sexta-feira, nas especialidades de cardiologia e neurologia, a partir de uma demanda regulada por meio da Secretaria de Estado da Saúde. “A Regulação analisa o caso de cada paciente e nos encaminha, quando ele se enquadra no perfil de serviços do hospital. O resultado positivo de 2023 reflete o empenho e comprometimento da nossa equipe para com os usuários do SUS”, afirmou.

Quem já utilizou o serviço e reconheceu a importância do ambulatório especializado foi a paciente Laurinete, residente do município de Ingá, no Agreste Paraibano. “Estou gostando muito do atendimento, desde o dia que eu cheguei aqui infartada fui muito bem atendida, graças a Deus. Hoje eu vim para minha primeira consulta de retorno com a cardiologista e não precisei esperar muito para ser atendida, apesar de ter muita gente”, relatou. 

Consultas

O maior aumento proporcional foi no número de consultas de cardiologia clínica e intervencionista pediátrica, que registrou um crescimento de mais de 174%, com 1.467 atendimentos realizados em 2023, contra 534 em 2022. Em números absolutos, a cardiologia clínica adulto foi a que teve o maior número de atendimentos no ano passado, com 5.415 mil consultas, representando um aumento percentual de quase 77% em relação ao quantitativo de 2022, que somou 3.060 mil consultas. Já as consultas de neurologia clínica para adultos tiveram um crescimento de mais de 42% no ano passado, com 2.152 atendimentos, contra os 1.513 realizados em 2022.

As consultas nas áreas cirúrgicas de cardiologia e neurologia bateram e ultrapassaram as metas estabelecidas em todos os meses de 2023. A meta anual de consultas em neurocirurgia, adulto e pediátrico, no ano passado era de 2.400 atendimentos e foram realizados 4.399, o que representa uma produção 83% superior à meta estabelecida. Já as consultas na área de cardiologia cirúrgica, ultrapassaram a meta em mais de 15%. 

Exames

Em 2023, os exames realizados no ambulatório do Hospital Metropolitano também registraram um aumento considerável em relação ao quantitativo do ano anterior, sendo ergometria o que registrou o maior aumento percentual que foi de mais de 83%, com um total de 607 exames. Em seguida, também com um destaque relevante, está a eletroneuromiografia que foi realizada 1.176 mil vezes no ano passado, crescendo mais de 70% em relação a quantidade contabilizada em 2022, de 691 eletroneuromiografias.

O cardiologista do ambulatório responsável por realizar o laudo de exames teste ergométrico e Holter de 24 horas, Rômulo Leal,  relatou estar muito satisfeito com os resultados objetivos no ano passado. “Com muita alegria e satisfação, observamos que no ano de 2023 cumprimos todas as metas previstas para consultas e exames ambulatoriais. Essa conquista é fruto de muita dedicação e trabalho em equipe, assim como do constante apoio da gestão. Em alguns exames como holter, atingimos quase o dobro da quantidade de exames previstos para este ano”, frisou Rômulo. 

Já o Holter, em 2023, eram previstos a realização de 600 exames e foram realizados 1.109, 84,83% a mais do quantitativo esperado.  Outro exame que ultrapassou com uma boa margem percentual, de 65%, foi o eletroencefalograma, com um total de 594 realizados. 

Metas assistenciais

As metas contratuais relativas ao desempenho institucional, a serem alcançadas pela Fundação nos serviços gerenciados, objetivam instrumentalizar a Secretaria de Estado da Saúde para o acompanhamento e avaliação do desempenho institucional, pelas quais mostram-se efetivas, de acordo com Sara Guerra, coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas (NAE) da PB Saúde.

“As equipes trabalham diariamente para priorizar a efetividade, a eficiência, e o aprimoramento operacional dos atendimentos e assistências, visando também a otimização dos custos nos processos de cuidado e gestão em saúde, para alcançar a melhoria nos níveis de satisfação dos usuários, no que concerne aos serviços prestado”, destacou. 

De acordo com o superintendente da Fundação, Ari Reis, a expectativa para 2024, é manter-se uma assistência de qualidade aos paraibanos e, seguir avançando com a ampliação do serviço. “O foco é avançar na saúde e ampliar nossos serviços, com abertura de novos ambulatórios e aumentar a oferta nos ambulatórios existentes, mantendo nosso atendimento humanizado. Esse resultado é fruto do trabalho de toda a equipe que se engajou para alcançar, e ultrapassar as metas, profissionais que não poupam esforços para oferecer a melhor assistência em saúde para a população do nosso Estado”, afirmou o gestor.

Infraestrutura: O ambulatório do Hospital Metropolitano conta com dezessete salas, para atendimento médico, atendimento da equipe multiprofissional, estabilização, consulta de enfermagem, coleta e realização de exames. Além de tudo, o hospital reservou um consultório exclusivamente para atendimento de consultas pediátricas que são realizadas em uma sala equipada com ambiente acolhedor e humanizado.

 

Postagens Recomendadas