Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Metropolitano realizou mais de 38 mil exames em 2023

 em Geral

Com 38.978 mil exames por imagem realizados no ano de 2023, pelo Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB SAÚDE), foi registrado um aumento de quase 40% se comparado ao ano de 2022. Entre os exames realizados estão: ecocardiografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassonografia com doppler colorido. 

A ecocardiografia foi o procedimento com o maior índice de aumento, passando de 5.040 exames realizados em 2022 para 8.269 em 2023, correspondendo a um aumento de 64%. O segundo maior índice registrado foi  das ultrassonografias com doppler colorido, que saiu da marca de 1.210 para 1.790, equivalente a 47,93%. 

Quem fez parte dessa estatística foi a paciente Marta de Araújo, 57 anos, internada há mais de 15 dias com uma inflamação na medula. Para realizar um tratamento mais eficaz, ela precisou fazer ressonância, tomografia e ultrassom, e elogiou bastante tanto o serviço como o atendimento médico. “Não tem o que me queixar, graças a Deus está tudo bem! Fui bem atendida e os médicos passaram as informações certinhas”, elogiou. 

De acordo com o relatório da produção assistencial emitido pelo Núcleo de Ações Estratégicas (NAE), todas as metas estabelecidas foram ultrapassadas e fazendo um comparativo, os meses de abril, maio e agosto registraram o maior número de tomografias, chegando à marca de quase dois mil exames mensais, quando a meta foi de 1.200. Já no mês de dezembro a meta de ecocardiografia mais que dobrou, atingindo a marca de 830 procedimentos quando o previsto foi de 400. 

Para o coordenador do CDI, Renato Sontachi, o ano de 2023 foi um marco histórico na saúde pública do Estado da Paraíba, e o plano de ação estratégico executado na gestão da PB Saúde foi decisivo para o aumento significativo no número de exames de diagnóstico por imagem, realizados no hospital. 

 “Os números falam por si. Este sucesso reflete o comprometimento e eficiência da colaboração entre as entidades envolvidas, demonstrando um impacto altamente positivo na qualidade dos serviços de saúde à população paraibana. Este avanço não é apenas um número, representa um salto qualitativo no diagnóstico e tratamento de inúmeras condições”, enfatizou Renato.  

De acordo com o diretor técnico da unidade hospitalar, Matheus Agra, o aumento da capacidade de exames reflete diretamente na saúde do assistido. “Esses números traduzem uma melhoria da qualidade de vida e na redução do tempo de espera por diagnósticos cruciais. Temos o compromisso em continuar aprimorando e expandindo os serviços para atender ainda melhor às necessidades de todos os paraibanos”, pontuou o diretor.

Novos equipamentos

Em março de 2023, o Governador do Estado, João Azevedo, fez a entrega de três equipamentos para o setor:  um tomógrafo computadorizado de 64 canais e 128 cortes, um ecocardiógrafo digital e um aparelho de ultrassonografia, garantindo a melhoria no atendimento à população. A aquisição dos equipamentos foi por meio do Projeto Amar, que tem como objetivo contribuir para melhorar as condições de saúde da população da Paraíba por meio da consolidação da Rede de Atenção à Saúde – RAS e do fortalecimento da Gestão e Coordenação da Saúde Pública.  

Postagens Recomendadas