Ambulatório do Hospital Metropolitano oferece mais de 1.700 consultas e exames especializados por mês

 em Geral

Para suprir a demanda de atendimentos e exames de pacientes com quadros de média e alta complexidade cardiológica, neurológica, ou endovascular, o ambulatório do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires oferta mensalmente mais de 1.300 vagas para atendimentos e 400 vagas para realização de exames. Todos os pacientes atendidos partem do encaminhamento que é feito pela Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, que analisa o caso de cada paciente e o encaminha para ser atendido no Metropolitano, quando este se enquadra no perfil de serviços do hospital.

Segundo a coordenadora do Ambulatório, Patrícia Monteiro, os atendimentos do ambulatório são ofertados de segunda a sexta-feira, graças a uma estrutura que conta com 18 salas para atendimento médico, e da equipe multiprofissional, estabilização, consulta de enfermagem, coleta e realização de exames. “Aqui nós oferecemos consultas nas especialidades de neurologia cirúrgica, clínica e vascular, cardiologia cirúrgica e clínica, arritmologia, transplante e insuficiência cardíaca”, explicou Patrícia.

O primeiro passo para ter acesso às consultas e aos exames do ambulatório, de acordo com Patrícia, é ir em uma unidade de saúde e receber o primeiro atendimento. Foi o que a paciente Aleqsandra Gomes, do município de Diamante no Sertão da Paraíba, fez. “Eu sentia muitas dores de cabeça, então fui para o médico na minha cidade e ele solicitou uma tomografia, vim fazer esse exame aqui no Laureano e o resultado foi um AVC, então fui encaminhada para ser atendida aqui no Metropolitano”, contou Aleqsandra.

Patrícia Monteiro pontuou que a maioria dos atendimentos realizados no ambulatório da unidade são cirúrgicos, por isso o paciente precisa apresentar APAC (Autorização de Procedimentos Ambulatoriais), emitida pela unidade de saúde que iniciou o atendimento, de qualquer município paraibano. “O usuário primeiro deve levar a APAC para a regulação do seu município, onde será enviado um e-mail com a solicitação para Regulação Estadual que irá agendar o atendimento aqui em nosso ambulatório”, frisou a gestora. 

Esse procedimento é o mesmo que deve ser realizado para ter acesso às mais de 400 vagas de exames que são ofertadas no ambulatório da unidade. “Nosso ambulatório dispõe de uma estrutura que possibilita a realização de exames que são essenciais no diagnóstico de doenças cardiológicas e neurológicas, como Holter, Teste Ergométrico, Eletroencefalograma e Eletroneuromiografia”, relatou Patrícia.

Para o público infantil, o ambulatório do Metropolitano dispõe de um consultório customizado para consultas pediátricas. “As consultas das crianças são realizadas em uma sala equipada com brinquedos e paredes coloridas, com o objetivo de proporcionar um ambiente acolhedor e humanizado para os pequenos”, reforçou a diretora hospitalar do Metropolitano, Louise Queiroga.

Pacientes com Indicação de Transplante: Exclusivamente os pacientes que já possuem a indicação ao transplante cardíaco emitida por um cardiologista clínico, o contato para agendar atendimentos e exames pode ser feito por meio do telefone (83) 3229-9157.

Postagens Recomendadas