Hospital Metropolitano capacita novos profissionais para atuar na brigada de incêndio

Na última sexta-feira (27), uma nova turma de colaboradores do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires concluiu a capacitação para atuar na prevenção e combate a incêndios, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes. Este ano, o treinamento teve carga horária de 20h e foi ministrado por profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba (CBMPB).

Chefiado pela tenente Mabel Tomaz, o primeiro dia de treinamento  foi realizado na última quarta-feira (25) e teve como tema primeiros socorros. Junto com os sargentos Vanderson Barbosa e Lívia Barros, a tenente capacitou a equipe de brigadistas para atuar nos primeiros socorros de caso de qualquer tipo de emergência. De acordo com o coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho do Metropolitano (SESMT), Igor Dourado, o tema foi escolhido pois a brigada deve estar preparada para atuar em qualquer situação que gere pânico.

“Temos esse costume de falar que a brigada é de incêndio, mas ela é de emergência. Então, os nossos brigadistas devem estar preparados para atuar em qualquer tipo de situação de emergência, como por exemplo o corte de energia, terremotos, desabamento e qualquer tipo problema que ocorra aqui no hospital que possa gerar pânico”, frisou o gestor.

Segundo Igor, os brigadistas da unidade que pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba e é gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), participaram de uma preparação que envolveu tanto atividades práticas, quanto teóricas ligadas a primeiros socorros e à prevenção e combate a incêndio. Toda a formação, de acordo com Igor, é regulamentada pela NBR 14.276 e também pela instrução técnica Nº 011/2014 do CBMPB.

“Nossa equipe de brigadistas aprendeu a lidar com os primeiros socorros de qualquer tipo de emergência e a manusear corretamente mangueiras e todos os tipos de extintores de incêndio que temos aqui no hospital. Além da capacitação, ao longo do ano também fazemos Diálogos de Segurança (DS) com os colaboradores da unidade para treinar as estratégias de resgate de possíveis vítimas e fazer a simulação de abandono do prédio, na qual são feitas movimentações de pessoas pelas saídas de emergência e escadas”, explicou o gestor.

Para o supervisor operacional da Nutrição, Alexandre Dutra, os conhecimentos que obteve no treinamento vão auxiliar na promoção de um ambiente de trabalho mais seguro. “Essa formação foi muito pertinente, um curso altamente instrutivo. No caso de emergência e necessidade, estaremos preparados para atender a demanda. Agora eu me sinto pronto para atuar na promoção de um ambiente de trabalho seguro para meus colegas e também para ajudar as pessoas em uma situação de emergência, e creio que os colegas que fizeram o curso também”, disse Alexandre.

O tenente do CBMPB, Gustavo Corrêa, ficou responsável pelo treinamento sobre prevenção e combate a incêndio que foi realizado na última sexta-feira (27). De acordo com Gustavo, a capacitação de novos brigadistas, e reciclagem dos antigos, foi dividida em aula teórica e prática, onde os brigadistas puderam simular combates ao princípio de incêndio. “Os módulos treinados foram reconhecer os agentes de prevenção, combate e proteção contra incêndio e pânico das edificações, formas de propagação do calor, classe dos materiais e combate com utilização de extintores”, pontuou o tenente.

A equipe de brigadistas do Hospital Metropolitano, segundo o coordenador do SESMT, Igor Dourado, já precisou atuar em algumas situações de incêndio provocadas na vegetação. “Existe muita área verde no entorno do hospital, principalmente aos fundos e, em alguns casos, vizinhos colocam fogo na vegetação que pode ir se alastrando até chegar em nossa unidade. Então, sempre que isso ocorre, os brigadistas, de imediato, já fazem a conexão das mangueiras dos hidrantes e conseguem combater o fogo sem que ele chegue a invadir o hospital”, afirmou Igor.